segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Oncologista explora benefícios da inteligência artificial (AI) para rastreamento do câncer de mama em evento no Recife

No dia 26 de agosto, Nara Rosana, médica oncologista formada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e sócia da startup OncoTag, vai abordar a relação entre a inteligência artificial e o câncer de mama e apresentará como essa tecnologia está impactando a identificação precoce, prognóstico e seleção de tratamentos personalizados. A sessão faz parte da programação do Seminário Sobrafo, que ocorrerá na capital pernambucana.
 
Para a palestra, a especialista utilizará dados da pesquisa holandesa Stand-alone artificial intelligence - The future of breast cancer screening?, realizada por especialistas do Departamento de Medicina Nuclear e Radiologia da Radboud University Medical Center e publicada pela revista científica internacional The Breast, que confirma o impacto positivo que a inteligência artificial pode ter no combate ao câncer de mama e no avanço das práticas de saúde relacionadas a essa doença, como rastreamento mais assertivo, permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso.
 
Nara enfatiza os benefícios da inteligência artificial tem se mostrado uma ferramenta poderosa no auxílio aos médicos para identificar de forma mais precisa e ágil os estágios iniciais do câncer de mama. “Essa capacidade de detecção precoce pode significar uma mudança significativa na trajetória do tratamento e nas chances de sucesso. Assim como a IA, o uso de biossimilares em terapias conjugadas com quimioterapia, por exemplo, também tem se mostrado uma terapia oncológica bastante segura e eficaz, com resultados muito positivos”, destaca Nara.

Os principais benefícios da utilização da IA no tratamento do câncer de mama, com base no estudo, incluem:

Diagnóstico precoce e preciso
 
Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA analisa uma vasta quantidade de dados de exames, como mamografias, ultrassonografias e ressonâncias magnéticas, permitindo a detecção de microcalcificações e nódulos com alta sensibilidade e especificidade, tornando possível o diagnóstico em fases iniciais.
 
Tratamento personalizado

Com base em dados de pacientes anteriores e sua resposta a diferentes tratamentos, a IA pode auxiliar os médicos na identificação de abordagens terapêuticas personalizadas, garantindo um tratamento mais eficaz e reduzindo efeitos colaterais indesejados. "Cada paciente é única, e a IA nos ajuda a personalizar o tratamento para atender às necessidades específicas de cada indivíduo", destaca Nara. "Com base em dados clínicos detalhados, a IA pode sugerir terapias mais precisas e eficientes, minimizando os efeitos colaterais e melhorando a qualidade de vida das pacientes."
 

Agilidade no tratamento
 
A rapidez no diagnóstico proporcionada pela IA permite um início precoce dos tratamentos, aumentando as chances de recuperação, bem como melhora a qualidade de vida das pacientes.

Serviço: Inteligência Artificial relacionada ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama
Data: 26/08 (sábado)
Horário: 11h55
Local: Hotel Atlante Plaza (Av. Boa Viagem, 5426 - Boa Viagem, Recife - PE, 51030-000) - Recife (Pernambuco)