quinta-feira, 18 de maio de 2023

Livro ‘Entre Nó(s) - Mães de Colo Vazio’ conta histórias de superação, dor, saudade, transformação e amor de mães que perderam seus filhos


Vivemos sobre uma premissa de que a lei natural da vida é nascer, crescer, casar, ter filhos, envelhecer e morrer. No caso das mães, gerarem suas crianças e vê-las aproveitarem a vida, mas quando esse ciclo é quebrado o que acontece? O luto das perdas gestacionais e neonatais vivido por essas mães muitas vezes é silenciado.

O livro ‘Entre Nó(s) - Mães de Colo Vazio’ traz o relato de 9 mães que quebraram o tabu e escreveram a história delas e sobre seus filhos e filhas (anjos) que já se foram, porém deixaram lembranças memoráveis. São exemplos de transformação, luta e resiliência em meio a dor e ao amor eterno.

O prefácio é escrito pela psicóloga e doula, Flávia Ribeiro, que vivenciou de perto a perda de algumas mães. “Quando essa perda é gestacional, o mundo tenta desvalidar, mas ela é viva, pois quando perdemos alguém, não perdemos apenas o convívio, mas também todo o imaginário, expectativas e sonhos.”, conta Flávia no livro.

A obra é coordenada pela Editora Mazalti, primeira editora especializada em coautorias do Vale do São Francisco, marca filiada ao Grupo Editorial Brasil. Fazem parte da coordenação editorial Alex Mazalti, Leciane Lima, Rodrigo Ferreira, a idealizadora do Projeto Social Grito Solitário - grupo de apoio às perdas gestacionais e neonatais - e mãe de Alice (anjo), Simone Muriele, e a psicóloga Perinatal/Obstétrica Nicole Santos, mãe do (anjo) Bê.

As histórias que você verá neste livro têm como propósito educar a sociedade sobre o significado do viver e do morrer, além da importância do respeito, acolhimento e atendimento consciente e sensível a estas famílias que vivem o revés da lei natural da vida.

Coautoras participantes: Simone Muriele, Nicole Santos, Fernanda Machado Maciel, Hísis Cristine Lopes Pinto, Josy Rodrigues, Karin W. F. Correa, Ludmilla Ferreira, Valéria Farias e Valquíria Calazans.