segunda-feira, maio 23, 2022

“Viola do Nordeste- Da Cantoria a Viola Progressista”: Adelmo Arcoverde lança seu primeiro livro

 

O professor pernambucano Adelmo Arcoverde lança o seu primeiro material didático “Viola do Nordeste- Da Cantoria A Viola Progressista". O livro chega ao público no dia 26 de maio, a partir das 16h, no Auditório Marco Camarotti, Sesc Pernambuco. O Evento será gratuito e terá a retirada de ingressos a partir das 15h.

Em 40 anos de pesquisa o professor Adelmo Arcoverde se destaca e é reconhecido nacionalmente, a obra traz o primeiro método voltado para o ensino da viola nordestina, dividia em dois módulos, o primeiro abrange o método prático, assimilação de vocabulários musicais e o desenvolvimento técnico para o estudante, o segundo contempla um acervo de partituras musicais do autor, arranjos de canções de Luiz Gonzaga e transcrições de melodias de diversos gêneros da cantoria de repente.

“Esse método é fruto de longos anos de pesquisa, passei 37 anos pesquisando a viola, fui professor no Conservatório Pernambucano de Música e percebi que os violeiros e repentistas trabalham em escalas muito parecidas com os modos gregos e antigos e a partir disso visualizei uma maneira de passar esse conhecimento de viola para os meus alunos. A criação do método é um compilado de vivências e conhecimentos abordando melodias dos cantadores com o intuito de aprofundar e iniciar o processo dos estudantes de viola nordestina” completa o compositor, Adelmo Arcoverde.

A escrita traz valores documentais de pesquisas baseadas desde a década de 60 pelo professor Adelmo Arcoverde e abrange o público de músicos e instrumentistas que se interessem pela linguagem da música nordestina. O método teve, em sua organização,

A colaborarão da etnomusicóloga, arte-educadora e violeira Laís de Assis e contempla a tiragem de CD com audiobook de textos, exercícios e músicas, para escuta de pessoas com deficiência visual.

O evento será de trocas, contará com a presença do autor, que vai falar um pouco sobre o método e demonstrá-lo por meio das cordas. A realização é por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), com incentivo da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco.

SOBRE O AUTOR: Adelmo Arcoverde, professor, compositor, arranjador e violeiro pernambucano de Serra Talhada é autodidata e iniciou sua carreira na música popular em 1979, estudou violão e aprendeu a tocar viola de 10 cordas. Sua experiência começou na década de 60, quando sua família mudou para Nazaré da Mata/PE. Integrou a Orquestra de Cordas Dedilhadas do Recife e participou da mostra Violeiros de Brasil.

Fundador do Curso de Violas no Conservatório Pernambucano de Música, Adelmo conta também com os trabalhos "Convertido" e "Mensageiro", seus dois CDs.


FICHA TÉCNICA:
Autor do método: Adelmo Arcoverde
Produção executiva: Maria José Arimatéia
Assistente de produção: Gabriel Arimatéia
Organização do método: Laís de Assis
Comunicação: Thaísa Espíndola

SERVIÇO:
Lançamento do Livro: “Viola do Nordeste- Da Cantoria a Viola Progressista”
Data: 26/05/2022 (quinta-feira)
Local: Auditório Marco Camarotti
Horário: 16h
Ingressos gratuítos

Nenhum comentário:

Postar um comentário