terça-feira, março 22, 2022

Trabalho híbrido, metaverso, IA... tudo o que está em alta em 2022

 

“É preciso entender o comportamento das pessoas para falar de tendências, falar de futuro. Afinal, uma revolução não acontece quando a sociedade adota novas tecnologias. E sim quando adota novos comportamentos.” Foi assim que o advogado, ativista de inovação e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, deu início à sua apresentação na noite de ontem (21/03), durante o Trend Talk Sucesu PE, que abordou o tema Tendências Tecnológicas para 2022.

O primeiro evento presencial do ano da Sociedade dos Usuários de Tecnologia de Pernambuco (Sucesu PE) reuniu empresários de vários segmentos e gestores públicos de TI do setor público e privado para discutir os caminhos a serem seguidos durante uma pandemia que acelerou a transformação digital no Brasil e no mundo. Piccoli, após cruzamento de análises de tendências de vários institutos, apontou sete destaques que precisam ser observados no “novo normal”.

São eles: experiências híbridas e metaverso; gerenciamento de dados; generalização da nuvem 5G; segurança para uma nova era; Inteligência Artificial (IA) na tomada de decisão; gestão ágil, criativa e resiliente; propósito: sustentabilidade e inclusão. Segundo Piccoli, a previsão é que 60% das empresas adotarão o modelo híbrido de trabalho (remoto + presencial). O metaverso (desmaterialização do mundo físico) será a próxima geração da internet. Os diretores de Dados (CDOs) serão os novos diretores de TI (CIOs).

Em 2025, a computação em nuvem será generalizada. O aumento do uso de IA na tomada de decisão já é uma constante, assim como a preferência dos consumidores por marcas preocupadas em enfrentar as desigualdades sociais e com a preservação do meio ambiente. Para finalizar, apontou a oportunidade de negócio na rede social que já reúne mais de 4,7 bilhões de usuários, no metaverso (o universo dos jogos) - onde as empresas vendem online e ainda testam seus protótipos para vender no mundo real, e nas tecnologias exponenciais (inteligência artificial, blockchain, robótica, neurociência, manufatura digital e biotecnologia).

Segundo o presidente da Sucesu PE, Romero Guimarães, a apresentação de Ademir Piccoli, será disponibilizada no site www.sucesupe.org.br exclusivamente para patrocinadores e associados da Sucesu PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário