domingo, 20 de fevereiro de 2022

Recife ganha Clínica de Reabilitação e Cuidados Paliativos

 

Com uma proposta de cuidado integral das legítimas necessidades de pacientes e seus familiares, em suas dimensões física, psicológica, espiritual e social, chega no Recife a Clínica Florence. A clínica de transição especializada no tratamento de pacientes em Reabilitação e Cuidados Paliativos deu início a suas operações na cidade, localizada no bairro das Graças, em uma das regiões mais preservadas e arborizadas da cidade, o Pátio Rui Barbosa, que conta em sua estrutura com um casarão de 600m², relíquia da arquitetura do século XIX. Com 76 leitos, essa é a primeira unidade da Florence fora de Salvador (BA), o que dá início a sua expansão para outras capitais do Nordeste brasileiro.

Com um modelo assistencial diferenciado, a Clínica Florence é focada em oferecer um ambiente humanizado, com interações flexíveis a partir da necessidade de cada paciente e seus familiares, promovendo acolhimento e melhora na qualidade de vida. “Ao longo dos últimos quatro anos, a Florence tem impactado a qualidade de vida de muitos pacientes e familiares, sendo motivo de orgulho para o seguimento de saúde na Bahia. Neste contexto, nossa aspiração de crescimento se torna um dever, uma obrigação de levar o Jeito Florence para mais pessoas”, afirma Dr. Lucas Andrade, médico, idealizador e CEO da Clínica Florence. “A chegada em Recife é motivo de grande entusiasmo. É um sonho nascido ainda no primeiro ano, quando constatamos o impacto que podemos ter na vida de pacientes e familiares nos momentos mais delicados”, complementa.

A Florence atende pacientes, em sua maioria procedentes de hospitais gerais, com indicação de cuidados multidisciplinares complexos, com intuito de reabilitação intensiva (funcional e adequação de cuidados), redução da complexidade dos cuidados, capacitação de familiares e controle de sintomas em todas as suas dimensões.

Os pacientes em reabilitação funcional são aqueles que sofreram um evento agudo recente, que ocasionou significativa perda de funcionalidade para realização de atividades básicas da vida, como se locomover, comer ou tomar banho. Esses eventos causadores podem ser diversos, como AVC, fratura de fêmur, pós-operatório de cirurgia de grande porte, politraumas, internação prolongada em UTI, forma grave de Covid-19, entre outras condições que ocasionaram perda recente de independência funcional. “Na Florence, estes pacientes seguem um plano de cuidados customizado e intensivo, que pode chegar até 18 horas semanais de terapias, elaborado por uma equipe interdisciplinar, com objetivo de recuperação da independência. O acompanhamento médico é feito 24h por dia, sete dias por semana”, ressalta Dr. Lucas Andrade.

Já os pacientes da Reabilitação Adequação de Cuidados são aqueles com condições crônicas ou permanentes, com baixa possiblidade de reabilitação funcional, mas que tiveram um novo evento agudo e possuem demandas de cuidados complexas e necessidade de construção de um plano de cuidados pós-alta. São exemplos dessa condição aqueles pacientes acometidos de lesão por pressão, síndromes demenciais, após traqueostomia, pós-parada cardiorrespiratória, entre outros. Nestes pacientes, o objetivo da reabilitação é reduzir a complexidade do cuidado, definir plano para momento de retorno do paciente ao domicílio, preparar e planejar junto a família cenários futuros de evolução, e capacitar familiares para continuidade do cuidado após a alta. Durante a internação, além da redução da complexidade do cuidado (retirada de traqueostomia, cuidados a lesões cutâneas, desmame de oxigênio, retirada de sonda enteral, desfralde, ganho de tônus muscular, sustentação de tronco etc.), há grande foco na capacitação da família e cuidadores, preparando-os para oferecer a melhor assistência ao paciente em seu retorno para o lar.

Além do trabalho voltado para reabilitação, a Clínica Florence também atende pacientes em cuidados paliativos de fim de vida, acometidos por doenças oncológicas avançadas, demência com marcadores de fase final de vida, insuficiência cardíaca avançada, doença pulmonar obstrutiva crônica grave, doenças degenerativas, entre outros. É comum que estejam em internações hospitalares prolongadas e sem perspectiva de cura ou melhora funcional. A assistência é promovida por uma equipe especializada e tem como objetivo controlar os sintomas em todas as suas dimensões (física, psicológica, espiritual e social), além de acolher e promover melhora na qualidade de vida para paciente e familiares. “Este modelo de assistência, também conhecido como Hospice, é realizado em um ambiente extremamente humanizado, com interações flexíveis a partir da necessidade de cada paciente e seus familiares”, explica Dr. Lucas Andrade.

A humanização no atendimento é premissa na Florence. As visitas na Clínica são permitidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Acontecem também visitas programadas de crianças e animais de estimação, além de organização da comemoração de datas especiais com familiares e amigos (necessário agendamento prévio em função da pandemia).

Estrutura - A estrutura assistencial da Florence permite atender condições clínicas complexas em pacientes estáveis. A clínica conta com uma equipe médica e de enfermagem 24 horas por dia, os sete dias da semana. Os médicos diaristas de diversas especialidades possuem formação em terapia intensiva (cuidados pós-agudos), geriatria, clínica médica ou cuidados paliativos. A coordenação médica da Unidade da Florence em Recife é da Dra. Lívia Interaminense, geriatra e paliativista. Também há uma equipe interdisciplinar composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, serviço social e de psicologia.

A estrutura física foi construída oferecendo uma acessibilidade completa, com banheiros amplos e adaptados, janelas baixas e corrimões duplos, corredores, portas e elevador que possibilitam o acesso dos pacientes cadeirantes ou acamados. Os 76 quartos são privativos, com iluminação e ventilação naturais e possibilidade de customização através de mural de fotos e desenhos. A Clínica também conta com cozinha própria, com possibilidade de preparo de refeições customizadas, e refeitório. Além disso, há um espaço de convivência e um jardim amplo, possibilitando interações diversas entre pacientes, familiares e amigos.

A Florence atende os principais convênios do país e de forma particular. Com investimentos de mais de R$ 20 milhões, o empreendimento vai gerar cerca de 250 empregos diretos. Para conhecer mais sobre a Clínica, os interessados devem acessar o site www.clinicaflorence.com.br .