sábado, 26 de fevereiro de 2022

Covid-19 pode causar problemas na saúde masculina

 

A Covid-19 é uma doença ainda com muitas interrogações. Uma delas é referente à saúde masculina, quais as possíveis sequelas. Existem estudos sobre isso no mundo.

Ainda em 2020, um grupo de cientistas alertou para a possibilidade de que algumas pessoas poderiam sofrer, em algum nível, perda de função sexual, especialmente pelo potencial de dano ao endotélio (tecido que reveste os vasos sanguíneos).

Em maio de 2021, um grupo de pesquisadores da Escola Miller de Medicina, ligada à Universidade de Miami, nos Estados Unidos, mostrou que o coronavírus Sars-CoV-2 pode ser encontrado no pênis mesmo após a doença. Na revista científica The World Journal of Men's Health, os cientistas afirmam que os danos causados pela Covid nas células do endotélio podem contribuir para a disfunção erétil.

Segundo o urologista Felipe Dubourcq o paciente pode ter um processo inflamatório na microcirculação que resulta em falha de ereção. A boa notícia é que o distúrbio não parece ser permanente. É necessário ter um acompanhamento médico e o tratamento com remédios para ereção (como sildenafila e outros) só deve ser feito com indicação especializada.

É necessário ter um acompanhamento médico e o tratamento com remédios para ereção (como sildenafila e outros) só deve ser feito com indicação especializada.