quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Pernambucano é aprovado nos principais vestibulares militares do País,

 

O estudante do Colégio Motivo, Bruno Augusto, foi o único pernambucano aprovado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ele também conseguiu se classificar no IME/RJ, AFA, EFOMM e Escola Naval.

O aluno afirma que para garantir a aprovação é preciso determinar bem a jornada de estudos e entender qual o seu objetivo. “Primeiro, conhecer bem as provas que você vai fazer. Não há ninguém que passou sem ter feito muita prova antiga. Segundo, conhecer bem a si mesmo. Se você passa do seu limite, o cansaço vai acabar te derrubando.Terceiro e mais importante, cuidar bem do psicológico. Um vestibular de alto nível como o do ITA e o do IME gera muita pressão psicológica e isso conta muito, principalmente na hora da prova. Então é essencial tirar um tempo para cuidar do seu emocional”, indica Bruno.

Bruno passou três anos para conseguir a aprovação no tão sonhado vestibular. Ele afirma que sua rotina durante esse tempo foi bem diferente e precisou ser adaptada. “Eu cheguei no cursinho só com um sonho na mente e a coragem no coração, mas não tinha base nenhuma e foi isso que corri atrás no primeiro ano. Estudava todas as horas disponíveis do meu dia e fazia o máximo de material possível.”, relata o jovem.

“Já no meu segundo ano, com um pouco mais de base, procurei maximizar o meu rendimento. E foi justamente no ano que começou a pandemia. Nesse ano eu tinha 8 horas de aula à distância e estudava mais 4 horas depois disso. Mas, eram 4 horas bem feitas.”, completa. No segundo ano, o aluno quase conseguiu a aprovação, mas percebeu que a pressão e expectativa atrapalharam a conquista.

No terceiro ano de tentativa, o estudo continuou constante, mas o horário diminuiu, ampliando o tempo de autocuidado. “Eu realmente percebi a importância do bem-estar emocional. Eu estava bastante triste por não ter passado no ano anterior, então resolvi realmente me envolver em outras atividades além dos estudos. O que foi pessoalmente mais importante para mim foi voltar a me dedicar à música, uma atividade que eu tinha deixado de lado devido à rotina intensa de estudos”, conta Bruno.

No Colégio Motivo, na unidade Boa Viagem, há cursos preparatórios com cronograma específico para o ITA e IME, funcionando como uma opção para o terceiro ano do Ensino Médio ou como curso pré-vestibular. O grande diferencial das aulas do curso ITA/IME para as aulas normais do colégio é o quantitativo de aulas semanais, que gira em torno de 46 à 50 aulas por semana. “Todo esse período intensivo de estudo ao longo de um ano é reflexo do nível da prova do ITA e do IME. Por isso, contamos com uma equipe muito experiente nesse segmento e com diversas aprovações nesses vestibulares”, explica o coordenador do curso ITA/IME, José Vailson.

Além do conteúdo teórico da prova, o Motivo conta com suporte psicológico, físico e emocional para os alunos. “Temos a nossa psicóloga que sempre está à disposição da turma; também o apoio físico aos nossos alunos, com aulas semanais de educação física, pois depois da aprovação no exame intelectual eles ainda têm a etapa do exame físico; durante o período mais próximo dos vestibulares também fazemos aulões de revisão. Além disso, temos os simulados em conjunto com instituições de outros estados, como o Colégio pH, do Rio de Janeiro, nosso parceiro em 2021. ”, conta o coordenador. Os alunos ainda contam com simulados e feedbacks dos exames para poder acompanhar a evolução na realização das provas.