terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Projeto que vai beneficiar a comunidade do Pilar é aprovado

 

O Porto Digital foi um dos vencedores da 8ª edição do chamamento público Educar para Transformar, do Instituto MRV. O projeto pernambucano “Juventude Code: Clube de Programação para jovens em situação de vulnerabilidade social” consiste na criação de clubes de programação para desenvolvimento de soluções que contribuam para o desenvolvimento da comunidade local, notadamente a Comunidade do Pilar. 

 

A escolha aconteceu por votação popular, que também elegeu os projetos Educando e Transformando com a Horta (São José/SC)Escola Verde com Afeto (Salvador/BA); InteliGENTES (Maracanaú/CE); e Trilha Tech: Letramento Digital para decodificar o mundo e reprogramar trajetórias (São Paulo/SP). Durante dois anos cinco as iniciativas receberão capacitações e acompanhamentos, que contemplam comunicação, gestão, pessoas, comercial e social, além do aporte financeiro no valor de R$ 200 mil cada.

 

Também serão disponibilizados os conteúdos do Instituto iungo, para auxílio no desenvolvimento dos professores, além de consultorias individuais e em grupo. Os projetos também serão acompanhados de perto por um líder da equipe da MRV&CO – este profissional dará todo o suporte no desenho do planejamento estratégico, na execução e adaptação de cada atividade.

 

Nesta edição, o Educar para Transformar recebeu mais de 270 inscrições de Organizações da Sociedade Civil (OSC) de todo o país que possuem iniciativas que impactem positivamente o ambiente escolar nos mais diversos contextos, promovendo a escola como comunidade de aprendizagem e fortalecendo as práticas pedagógicas dos professores por meio das Metodologias Ativas, que destaca o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado. Diante disso, os cinco projetos vencedores propõem desenvolver suas atividades com os professores e os estudantes das redes públicas de ensino fundamental II e médio, que juntos identificarão problemas na escola ou comunidade, buscando desenvolver soluções que gerem transformações efetivas e que estimulem aprendizados e mudanças culturais.