sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Art Tattoo Expo

 

Estima-se
que mais de 80 milhões de brasileiros tenham algum tipo de tatuagem. Um mercado que movimenta milhões e só não é maior que o dos Estados Unidos. Somente em Pernambuco são mais de 700 estúdios de tatuagem e piercing. No Nordeste, o número chega a três mil estabelecimentos. Um mercado que, segundo o Sebrae, cresce 25% ao ano. Pensando em capacitar ainda mais a mão de obra do setor e dar visibilidade ao mundo da tattoo como uma cultura artística, o Rio Mar Shopping no Recife recebe de 17 a 21 de novembro a Art Tattoo Expo com mais de 200 expositores. A expectativa é de um público de mil pessoas.

Os mais renomados tatuadores do país e body piercings conduzem workshops para capacitar a mão de obra de um dos mercados mais promissores no Brasil. O evento segue todos os protocolos de biossegurança de prevenção da Covid-19.

Além das exposições, o Art Tattoo Expo abre espaço para uma competição com mais de 20 categorias distintas, desde Black Work, Pontilhismo, Fine Line, Old School, tribal, entre outros, até as categorias de Piercing Simétrico, Harmônico e melhor procedimento. Os vencedores têm acesso a diversos prêmios, inclusive o grande troféu, feito pelo artista plástico Ale Amorim.

Para dar início aos workshops, Deyse Jay, Ronaldo Sampaio e Eliane Sampaio chegam com um seminário educativo presencial, o Pro Piercing League, nos dias 17 e 18 de Setembro. Dando continuidade, na quinta feira (18), Eduardo Maziero traz a teoria e a prática do Preto e Branco, com dicas de materiais a serem utilizados, escolha de referências, como encarar o processo criativo, a edição de imagem, além da aplicação da escala cinza e esclarecimento de dúvidas sobre profundidade, textura e saturação de pele.

Na sexta feira (19), o workshop sobre Aplicação Colorido fica sob o comando de Rodrigo Koala, falando sobre agulhas, tintas, voltagem, anatomia, biossegurança e muito mais. Não podendo faltar as técnicas da aplicação sólida, a passagem de tons, texturas e aplicação do branco.

Fechando a rodada de workshops, o Full Color com Tin Machado no sábado (20), trazendo a teoria e a prática sobre entendimento da ideia do cliente, os métodos de design, tanto à mão quando no Ipad, localização e fluidez no corpo, contrastes estêncil, a aplicação de cor, além de técnicas de textura, negativos e técnicas de efeitos.

Todos os workshops acontecem das 10h às 17h. O Art Tattoo Expo é uma realização da Insight Feiras & Negócios, Beauty dreams cosmética, Panta Neoskin e Big Z Convenções com patrocínio da iPlace e Blade Energy, além do apoio do Ateliê 0630, Indústrias Becker, Asseptgel, Corun, Ale Amorim sculptor, Sebrae/PE, Alpha Plast, Prefeitura de Recife, Brascon, Água mineral Diamante Azul e Top cenografia.