segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Famílias de agricultores assistidas pelo Iterpe comemoram desmembramento da Unidade Produtiva em São Bento do Una

 

As famílias de agricultores da Associação de Desenvolvimento Comunitário da Fazenda Basílio, localizada em São Bento do Una, foram contempladas com a entrega de 28 peças técnicas e memoriais descritivos do imóvel rural, neste domingo (26). Desse total de peças técnicas entregues, 17 famílias foram beneficiadas com a individualização da terra e as demais foram voltadas às áreas de reserva legal, área do Rio Una, área da estrada e área comum.

Os documentos são fruto do trabalho de georreferenciamento promovido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), voltados a beneficiar as famílias rurais com a individualização dos lotes para acessarem o procedimento das respectivas escrituras.

A individualização dos lotes da Unidade Produtiva, adquirida pelas famílias por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), permitirá que os agricultores possam acessar outros créditos rurais voltados ao desenvolvimento da produção.

“A entrega desses documentos representa um momento muito significativo para o Iterpe, que vem atuando no estado de Pernambuco no âmbito do Propriedade Legal com o compromisso do desenvolvimento e a inclusão sócio produtiva das famílias de agricultores”, ressaltou o presidente do órgão, Henrique Queiroz.

A solenidade realizada na Câmara de vereadores de São Bento do Una contou com a participação de diversos representantes, entre eles, a ex-prefeita do município, Débora Almeida; o deputado Federal Eduardo da Fonte; a gestora do PNCF em Pernambuco, Priscila Carneiro; o técnico do Iterpe, Danilo Silva, entre outros representantes da região.

SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE CRÉDITO FUNDIÁRIO (PNCF)

O programa possibilita que trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento e adquiram recursos para estruturação da propriedade, do projeto produtivo e contratação de assistência técnica e extensão rural.

lmprensa lterpe