quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Psicóloga Viviane Mosé vem ao Recife para palestra sobre como educar para a autonomia do aluno

 

A psicóloga, poetisa , filósofa e psicanalista Viviane Mosé vem ao Recife, mais precisamente ao Colégio Salesiano, para a palestra “Educando para a excelência, autonomia e evolução”. O evento será no dia 24 de agosto, às 19h, e ocorrerá de forma híbrida, com vagas presenciais gratuitas no Teatro Boa Vista (Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista) e também por transmissão online pelas mídias online do Salesiano Recife. Mosé atualmente é comentarista do Programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

De acordo com a especialista, as escolas precisam ser o espaço onde todos os estudantes tenham o direito de ir além, e para isso é necessária uma mudança conceitual no sistema de ensino, onde os alunos possam aprender a criar conhecimento.

“Nosso povo é extremamente criativo, as crianças precisam saber que podem criar dentro e fora da escola. O estudante deve ter voz dentro da sala de aula e a sua singularidade deve ser plenamente respeitada. Além disso, as crianças precisam aprender nas escolas a fazer a gestão da própria vida. A escola tem que trabalhar mais a questão da autonomia e responsabilidade, sempre de uma forma mais individualizada”, adianta Viviane Mosé um pouco do que falará na palestra.

O evento, promovido pelo Colégio Salesiano, vai discutir ainda a importância do ensino bilíngue e as inovações da educação. Na ocasião, será feita a apresentação de uma solução inovadora de desenvolvimento da educação socioemocional para o ecossistema escolar, incluindo alunos, pais, professores e líderes escolares.

Os interessados em participar presencialmente do encontro devem fazer sua inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/salesiano-recife-2022-educando-para-a-excelencia-autonomia-e-evolucao__1305856. Já quem quiser assistir online, a transmissão ocorrerá no Youtube (youtube.com/SalesianoRecifePe) e Facebook (facebook.com/salesianorecife/) do Colégio Salesiano Recife.

A palestrante - Viviane Mosé é graduada em Psicologia, especialista em Elaboração e Implementação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestra e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autora de 12 livros entre poesia, filosofia, educação, com duas indicações ao Prêmio Jabuti, Stela do Patrocínio, de 2002, e A Escola e os desafios contemporâneos, de 2013.

De 2005 a 2008 escreveu e apresentou a série "Ser ou não ser", no Fantástico, da TV Globo, e no Canal Futura, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Durante sete anos fez comentários diários na Rádio CBN, junto com Carlos Heitor Cony e Arthur Xexéo, no quadro "Liberdade de Expressão" e no quadro "A arte da Gestão". Tem como principais temas a sociedade em rede e os desafios do mundo contemporâneo, especialmente aplicados à Educação e à gestão pública e privada.