Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

quarta-feira, agosto 04, 2021

Expo Franquias Nordeste movimentou R$ 34,5 milhões em novos negócios

 

O maior encontro do setor de franchising do Norte e Nordeste, a feira EFN – Expo Franquias Nordeste, realizada de 29 a 31 de julho no Riomar, movimentou R$ 34,5 milhões em negócios. Foram 4.120 visitantes, 38% a mais que 2020.

Segundo a organização, devido à lista de espera com 23 empresas, a próxima edição, de 24 a 26 de março de 2022, terá uma área ainda maior. “A EFN 2021 surpreendeu totalmente as nossas expectativas, apesar de ter sido mais difícil realizar o evento este ano em função da pandemia. Trabalhamos a atração de um público qualificado, filtrando os curiosos, o que refletiu na quantidade de rodadas de negócios e nos números altos dessa segunda edição. Já temos empresas renovando para o próximo ano com o quádruplo do tamanho do estande”, afirma o diretor da Insight Feiras & Negócios, Rodrigo da Fonte.

O sentimento de expectativas superadas é compartilhado também pelos expositores. “Confesso que vim preocupado por causa da pandemia, mas fui surpreendido positivamente com o fluxo e demanda. Temos pontos fechados para Sorocaba (SP), Natal, Recife e até mesmo candidatos interessados em abrir unidade fora do país, no Equador. Estou bem feliz”, comenta Maurício César, da Unhas Cariocas, que recebeu ainda interessados do Piauí, Ceará, Alagoas, Paraíba e do interior de Pernambuco. Maurício participou ainda como palestrante contando a sua vivência na formação de quatro marcas.

A segunda edição contou com 55 estandes e mais de 70 marcas com opções de negócios em diversas áreas como alimentação, estética, saúde, educação, imóveis, entre outros, em uma área de 2 mil m². “A feira da retomada demonstrou o quanto o público está ávido por novos negócios, atraindo um público realmente interessado em um ambiente propício para os candidatos a franqueados”, fala Cândido Espinheira, diretor regional Nordeste da ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Um dos patrocinadores do evento, o Banco do Nordeste participou com um estande onde foram realizados atendimentos a interessados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Alagoas. “Nossa estimativa é de R$ 30 milhões em financiamentos negociados a partir da feira”, afirma o gerente geral do Banco do Nordeste, Enildo Vasconcelos.

O Sebrae/PE realizou nove palestras gratuitas com conteúdo ministrado por especialistas no modelo de franquias e empresários. O multifranqueado Alberto Oyama abordou como aumentar o lucro com mais de uma franquia. “Ser multifranqueado é uma grande oportunidade, mas é preciso se preparar e se planejar, buscar conhecimentos, fazer cursos no Sebrae e participar de eventos como esse é um privilégio, a primeira feira de negócios e oportunidades pós-lockdown.” Ainda de acordo com ele, é preciso avaliar o perfil de quem está por trás da marca. “Na vida, a gente deve escolher com quem queremos fazer negócios.”

Outra palestra muito comentada foi a do fundador da BHF – Branding, Hub & Franchising, Leonardo Lamartine, que foi também um dos maiores expositores da feira com os estandes das empresas de alimentação do grupo e a Estetic360 lançada na primeira edição da EFN. “A hora de investir é essa! Os novos franqueados têm dois ou três meses para escolher o investimento e inaugurar para aproveitar o melhor trimestre da década, de outubro a dezembro.”

Atualmente, 25 novas franquias são abertas no Brasil por dia. “As pessoas estão migrando os recursos financeiros devido à baixa da Selic. O mercado nordestino está muito aquecido e acreditamos que a retomada da economia será diretamente proporcional à vacinação. A feira trouxe esperança e a oportunidade de fazer negócio olho no olho. Entre os setores mais promissores estão construção, tecnologia, serviços, saúde e estética”, finaliza Lamartine.

A EFN seguiu com rigidez o protocolo sanitário de feiras de negócios desenvolvido e aprovado pelo Governo de Pernambuco (disponível em https://expofranquiasne.com.br/protocolo-sanitario-efn/) com a aplicação de medidas preventivas como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispensers de álcool em gel. Uma câmera com sensor de temperatura da Um Telecom foi colocada na entrada da feira, além de constante desinfecção dos estandes pela empresa Ecodesinfect.

Nenhum comentário:

Postar um comentário