domingo, 4 de julho de 2021

Recife recomenda que empresas privadas liberem funcionários para vacinação

 

Já está em vigor, na cidade do Recife, o Decreto Municipal 34.694, que recomenda às empresas e empregadores a liberação de colaboradores e funcionários no turno em que haja agendamento para imunização contra a covid-19 sem prejuízo de remuneração para os trabalhadores. Atualmente, a cidade já vacinou mais de 50% de sua população adulta com pelo menos a primeira dose e dispõe de 23 pontos de vacinação. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30 durante os sete dias da semana.

Além, de proteger a saúde dos trabalhadores, a medida visa também acelerar a vacinação, considerada principal ação de combate à pandemia de covid-19, e se ampara em dispositivos legais que consideram infração sanitária à legislação federal dificultar a execução de medidas sanitárias para prevenir doenças transmissíveis e sua disseminação (Lei nº 6.437). Atualmente, o Recife já vacina munícipes de 40 anos ou mais, além de trabalhadores da indústria a partir de 38 anos.

Para o prefeito João Campos, é essencial que a iniciativa privada engrosse as fileiras do combate à pandemia e ajude a zelar pela saúde de seus colaboradores e, por consequência, pela saúde coletiva. “Quem for tomar vacina contra covid-19 no Recife deve ser liberado do trabalho no turno do agendamento, sem prejuízo da remuneração. Assinei um decreto com essa recomendação para empregadores do setor privado. No serviço público, esse direito já é assegurado. Vacina é prioridade!”, rememora.

Para ter acesso à vacinação, a população deve realizar o cadastro e o agendamento através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Nesta mesma plataforma, estão listados os grupos aptos a tomar a vacina e os documentos que precisam ser anexados durante o cadastro e apresentados no dia da vacinação.

Os centros de vacinação estão localizadas na Unicap (Boa Vista), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura. Na próxima segunda (5), entrará em funcionamento o centro da UniNassau, nas Graças.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem, BIG Bompreço de Casa Forte, Unicap (Boa Vista) e Carrefour (Torre).

lmprensa Recife