domingo, 4 de julho de 2021

Prefeitura do Recife realiza mutirão contra arboviroses em três bairros

 

O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti chega, neste fim de semana, aos bairros de Apipucos e Macaxeira, na Zona Norte, e Iputinga, na Zona Oeste. Ao longo do sábado (3) e domingo (4), os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife visitarão mais de 2.500 imóveis nos três bairros.

O trabalho de prevenção das arboviroses (dengue, chikungunya e zika), no sábado (3), envolverá 39 asaces. Eles inspecionarão 1.500 imóveis nos bairros de Apipucos, Iputinga e Macaxeira. Já no domingo, mil locais estão no foco da atuação dos 26 agentes, nos bairros da Iputinga e Macaxeira. Nos dois dias, as ações acontecerão das 8h às 13h.

Além dos domicílios, os agentes de endemias também visitarão, em cada dia, cinco pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses ambientes, eles verificam, por exemplo, se há depósitos que acumulam água, e também realizam aspirações de alados (mosquitos adultos), além de fazer tratamento químico com inseticida.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os asaces da Prefeitura do Recife visitaram mais de 940 mil imóveis e cerca de 7,2 mil pontos estratégicos de monitoramento. A Sesau também recolheu mais de 4.600 pneus em desuso que poderiam servir de criadouros para as larvas do mosquito.



BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Durante o mutirão, os agentes de endemias também farão inspeções de denúncias de possíveis focos de mosquitos que foram recebidas pelo Conecta Recife, através da ferramenta digital ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. Nos dois dias, serão visitados 20 locais em diversos pontos da cidade.

A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado na última quinta-feira (16). Desde então, já foram recebidas mais de 400 denúncias.

AÇÕES CONTINUADAS – A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

DADOS – Até o dia 12 de junho deste ano, foram notificados 5.243 casos de arboviroses, sendo 2.504 casos de dengue, 2.666 de chikungunya e 73 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 686 casos de dengue e 1.381 casos de chikungunya. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 10 a 12/05/2021 (3º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto). Trinta e um bairros apresentaram Risco Muito Alto de infestação pelo Aedes aegypti, com os maiores índices de infestação nos bairros da Jaqueira (9,0), Parnamirim (9,0), Tamarineira (9,0), Várzea (8,7), Dois Irmãos (8,3) e Sítio dos Pintos (8,3).

lmprensa Recife