quinta-feira, 15 de julho de 2021

Paço do Frevo estreia novo centro de formação

 

Em constante processo de inquietação e inovação, como é característico do próprio Frevo, o Paço do Frevo, equipamento público municipal, lança sua nova escola, mais ampla e com debates ainda mais profundos sobre desdobramentos do patrimônio imaterial e sua relação com a sociedade. O Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo aporta na Escola Paço do Frevo, com estreia no próximo sábado (17), às 17h, com a transmissão pelo YouTube de uma aula-espetáculo com a multiartista Flaira Ferro e o músico e compositor Maestro Spok. Ao longo do mês, o programa oferece ainda formação musical com o maestro e arranjador Letieres Leite, criador da Orkestra Rumpilezz, e a oficina de dança Simbologia de Orixá - Herança e Inspiração, com a coreógrafa Rosângela Silvestre.      

Inspirada nos aprendizados adquiridos através da atuação com as escolas de Música e Dança que, juntas, desde 2014, já realizaram processos formativos com mais de 5 mil alunos, a Escola Paço do Frevo traz, em 2021, uma nova proposta de abordagem, mais transversal e ampla, abrangendo todos os transbordamentos do Frevo. A ação está alinhada com a temática de 2021 no Paço do Frevo, “Refrevar Existências”, eixo que busca provocar reflexões sobre o papel das instituições nos tempos atuais.

"A Escola Paço do Frevo se apresenta, portanto, enquanto um espaço de formação a partir do frevo e seus atravessamentos. Tendo como eixo motivador o frevo e suas possibilidades como manifestação cultural, inclusive no âmbito da Dança e Música, a Escola traz como fundamento a prática de encontros - assentando-nos, desta forma, na afetividade enquanto potência formativa", explica a gerente geral do Paço do Frevo, Nicole Costa. "Nesse sentido, serão realizados cursos livres, oficinas, laboratórios criativos, ocupações, aulas-espetáculos e outros formatos didáticos possíveis, sempre compreendendo a educação como elemento chave para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel enquanto parte do coletivo que é a sociedade", afirma.

“O Frevo vai muito além de tradição, sendo reinvenção e geração de perspectivas, porque, literalmente, está sempre em movimento. O Frevo é diálogo, troca de saberes, passos futuristas criados na história e na vivência cotidiana. Uma escola de vida, por isso a iniciativa do Paço é tão importante: Frevo também e formação permanente”, celebra o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello.

Absorvendo conteúdos programáticos e, ainda, mantendo as formações ligadas à música e dança Frevo, a Escola Paço do Frevo incorpora, também, uma outra perspectiva pedagógica, atravessada pela relação entre a afetividade e a crítica em suas práticas pedagógicas. "Multidisciplinar e, em várias ocasiões, transdisciplinar, a escola vai reafirmar a vocação educacional do Paço, enquanto o interliga a outras demandas contemporâneas, como o adensamento dos conhecimentos ligados à economia criativa, gestão cultural e outros temas que estarão presentes nas atividades", reforça Nicole Costa.

Aula-espetáculo com Flaira Ferro e Maestro Spok

Sendo inaugurada em grande estilo, a Escola Paço do Frevo convida a passista, cantora e compositora Flaira Ferro para, junto ao músico e compositor Maestro Spok, cortar a fita em uma aula-espetáculo imperdível, no próximo sábado, dia 17, a partir das 17h. Os artistas vão compartilhar processos de criação, memórias e experiências, tudo perpassado pelos anos de afinidade e proximidade com o rico universo do Frevo.

Durante a aula-espetáculo, Flaira Ferro e Maestro Spok irão, também, trocar em forma de dança e música, como bem sabem fazer, através de demonstrações, apresentações solo e duetos.  A aula será gratuita e exibida ao vivo, diretamente do 3º andar do Paço do Frevo, através do canal de YouTube do centro cultural( https://youtube.com/pacodofrevomuseu).

Oficina "Simbologia de Orixá

A riqueza de gestos, ritmos, cores, cânticos e histórias ancestrais será o tema da oficina de dança Simbologia de Orixá - Herança e Inspiração, oferecida pela Escola Paço do Frevo, no próximo dia 20 de julho, a partir das 19h. A aula será guiada pela coreógrafa, dançarina e criadora da técnica da Dança Silvestre, Rosângela Silvestre. A oficina é totalmente gratuita e será oferecida dentro da programação digital do Paço do Frevo, através da plataforma virtual Zoom. Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever através do formulário on-line.

Formação "Matrizes rítmicas Afro-Brasileiras"

Fechando o mês de estreia da Escola Paço do Frevo, no dia 27 de julho a ancestralidade musical será tema da formação "Aplicabilidade de matrizes rítmicas afro-brasileiras em composição, arranjo e performance musical", conduzida pelo músico, educador e compositor baiano, Letieres Leite, que soma mais de 30 anos sopro e experiência com diversos instrumentos como flauta, sax tenor e sax soprano. Criador da Orkestra Rumpilezz, tem uma profunda pesquisa ligada à música afro-brasileira e ao universo percussivo da Bahia.

A ação é destinada a músicos, professores, estudantes e demais interessados em música brasileira, ancestralidade e afrodescendência. O encontro é virtual e gratuito, com início a partir das 15h, na plataforma Zoom. Para participar, basta efetuar a inscrição prévia através do formulário on-line.

Paço do Frevo

O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o frevo é um convite à celebração da vida, por meio da  ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do frevo. Ao longo de sete anos, recebeu mais de 700 mil visitantes, teve mais de 5 mil alunos formados em suas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas, em atividades presenciais e virtuais, que incluem denso engajamento de seus mais de 60 mil seguidores nas redes sociais.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio do Itaú, da Uninassau e da White Martins, apoio cultural do Itaú Cultural e apoio do Grupo Globo e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

Lançamento da Escola Paço do Frevo - Aula-espetáculo com Flaira Ferro e Maestro Spok

Quando: 17 de julho

Horário: 17h

Onde: https://youtube.com/pacodofrevomuseu

 

Oficina de dança “Simbologia de Orixá - Herança e Inspiração”, com Rosângela Silvestre

Quando: 20 de julho

Horário: 19h às 21h

Onde: Virtual, através da plataforma Zoom

Inscrições gratuitas: tinyurl.com/oficinasimbologiadeorixa

 

Formação “Aplicabilidade de matrizes rítmicas afro-brasileiras em composição, arranjo e performance musical”, com Letieres Leite

Quando: 27 de julho

Horário: 15h às 17h

Onde: Virtual, através da plataforma Zoom

Inscrições gratuitas: tinyurl.com/oficinaletieresleite

 

O Paço do Frevo fica na Praça do Arsenal da Marinha, S/N, Bairro do Recife, Recife - PE

Funcionamento: quintas e sextas, das 10h às 16h | sábados e domingos, das 11h às 17h

Ingressos: R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia-entrada)

Visitas individuais: Liberadas, sem necessidade de agendamento, para até 30% da capacidade do local.

Visitas em Grupo: Grupos escolares e grupos turísticos seguem no formato on-line, através do agendamento da ação educativa virtual Abre Salas e da plataforma Google Arts & Culture


lmprensa Recfe