sexta-feira, 11 de junho de 2021

Sinjope lamenta suspensão da vacinação

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco lamenta o pedido do Ministério Público de Pernambuco de suspender a vacinação de jornalistas e radialistas em Olinda. O município já tinha anunciado a imunização dos profissionais da categoria que trabalham na cidade, a partir da próxima segunda-feira (14/06), dentro dos parâmetros adotados em todas as categorias até aqui vacinadas. 

O Sinjope vai acionar o jurídico do sindicato para tentar manter a vacinação de jornalistas e radialistas em Olinda. No último dia 09/06, as duas categorias, com o apoio da FENAJ, realizaram um ato no Monumento Tortura Nunca Mais, no Recife, pedindo ao Governo do Estado a inclusão dos profissionais de comunicação no plano de vacinação contra a COVID-19. Enquanto isso, estados como Bahia, Maranhão e Mato Grosso já iniciaram a vacinação da categoria. 

A Casa Civil do Palácio do Campo das Princesas prometeu uma resposta até o fim desta semana. O Sinjope lembra que o Brasil é um dos países onde mais jornalistas morreram vítimas da covid-19, pois não pararam de trabalhar nenhum dia nessa pandemia do novo coronavírus. 

Os jornalistas lutam pela inclusão por entenderem que estão na linha de frente e merecem entrar no plano de vacinação pelo trabalho essencial que fazem junto à opinião pública. Em 2021, até 2 de junho, foram registradas 155 mortes de jornalistas por COVID, num período de 153 dias, representando um aumento de 277% na média mensal de mortes no comparativo com o ano de 2020. Diante disso, reivindicamos: Vacina a Imprensa!

Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco