sábado, 5 de junho de 2021

Bariátrica reduz em 48% o risco de mortalidade por Covid

 

Mais do que nunca, a cirurgia bariátrica tornou-se indispensável para pacientes com obesidade. Muito além da redução dos quilos extras e das comorbidades e aumento da autoestima, o procedimento evita que pacientes obesos, caso contraiam a Covid-19, desenvolvam a forma mais grave da doença e até venham a óbito. De acordo com o cirurgião bariátrico Walter França, a cirurgia da obesidade, não deveria ser enquadrada na categoria eletiva e sim, ser prioridade em época de Pandemia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a cirurgia reduz em 48% o risco de mortalidade por Covid, em 113% de internação, em 74% de UTI e de 64%, o risco de intubação. “A cirurgia bariátrica melhora todos os fatores metabólicos, imunológicos e inflamatórios e, operados, os pacientes, em sua maioria, não integram mais nenhum grupo de risco pois, sanam os problemas de saúde”, salienta o profissional.

Com o avanço da vacinação em idosos, as UTIs de todo o país mudaram o perfil dos pacientes internados. De acordo com dados divulgados por inúmeros veículos de comunicação a faixa etária dos internados baixou e, caso esses pacientes sejam obesos, os riscos são potencializados. Entre janeiro e março de 2021, segunda a Revista VEJA, as faixas etárias entre 30 e 39, 40 e 49 e 50 e 59 aumentaram respectivamente 565%, 626% e 525%.

A Cirurgia Bariátrica só é indicada após o paciente ter tentando vários métodos de emagrecimento sem sucesso e, quando o excesso de peso, já compromete a sua qualidade de vida e a realização de tarefas básicas do dia a dia. “Após o procedimento, que geralmente só demanda um dia de internação, além de melhorar a vida dos pacientes nos quesitos autoestima e principalmente saúde, os afastam dos riscos da forma mais grave da Covid -19, das sequelas do diabetes e, em mais de 50% dos casos, sanam o problema de hipertensão arterial“, ressalta Walter França.


SERVIÇO:
Cirurgião Bariátrico Walter França
(81) 3423.9796/ 3423. 9272