terça-feira, 22 de junho de 2021

Vacinação contra a gripe chega a jovens privados de liberdade em Pernambuco

 

De forma paralela à vacinação contra a Covid-19, outra campanha nacional de imunização também está abrangendo o sistema socioeducativo: a da gripe. Desde o início de junho, cerca de 200 socioeducandos e socioeducandas já receberam o imunizante em Pernambuco, por meio de uma articulação entre o Eixo Saúde da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e as secretarias de Saúde do Estado e dos municípios onde a instituição tem unidades. A previsão é de que, gradativamente, a aplicação de doses alcance a totalidade desse público, que é composto por 772 adolescentes e jovens privados de liberdade.

 

A campanha já passou por unidades como os Centros de Internação Provisória (Cenip) Recife e Santa Luzia e os Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão. Já os servidores dessas e de outras unidades da Funase, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, estão sendo orientados a procurar postos de vacinação em seus municípios de domicílio ou de trabalho. Vale lembrar que a vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, nem a da Covid-19 protege contra a gripe. Por isso, é importante receber os dois imunizantes, desde que respeitado o intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação das doses.

 

A presidente da Funase, Nadja Alencar, ressalta as articulações e os esforços que têm sido feitos para garantir o acesso do público do sistema socioeducativo à imunização. “No caso da vacina contra a Covid-19, temos avançado em um bom ritmo e já atingimos servidores de todas as nossas unidades. Em algumas delas, os jovens maiores de 18 anos também já foram imunizados. Naquelas em que isso não ocorreu, a vacina aplicada tem sido a da gripe, que atende também os que são menores de 18 anos, que sempre estiveram entre os grupos da campanha. Acreditamos que o impacto dessas ações de cuidado serão muito positivos”, avalia.