domingo, 9 de maio de 2021

Os cinco anos do Hospital da Mulher

 

Nesta segunda-feira (10), o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, completará cinco anos de funcionamento. A unidade, inaugurada em 2016 pela Prefeitura do Recife, tornou-se referência na assistência humanizada ao parto e em diversas outras especialidades, como gestação de alto risco, atenção à mulher vítima de violência e especialidades ambulatoriais. Nesse tempo, o HMR já realizou quase 1,4 milhão de procedimentos. E, para marcar a data, haverá uma programação especial – organizada com todos os protocolos de proteção e segurança contra a covid-19 – para os pacientes e colaboradores da unidade.

As atividades começarão logo cedo, com palestras educativas sobre vários assuntos, entre eles saúde mental na pandemia, prevenção da covid-19, planejamento familiar, nutrição, entre outros. Além disso, ao longo do dia, terá distribuição de máscaras de proteção facial para pacientes, inauguração de um painel de arte na entrada do setor Covid e de um painel de lettering no 1º andar. Para encerrar o dia, haverá uma apresentação musical da Banda do Comando Militar do Nordeste.

Atualmente, o Hospital da Mulher do Recife é reconhecido como a unidade que realiza a maior quantidade de partos em mulheres recifenses. Em seus cinco anos de funcionamento, foram realizados 24.319 partos, sendo 16.052 normais e 8.267 cesáreas.

O HMR, que representou um marco na história da cidade, por ser a primeira unidade de grande porte construída pelo município e para atendimento exclusivamente do público feminino, vem crescendo ao longo do tempo. Lá, são desenvolvidos alguns projetos de humanização, entre os quais se destacam o Minha Certidão e o Programa de Voluntariado para Doulas, para tornar a experiência do parto e da maternidade ainda mais especial. Outro destaque também é o serviço ambulatorial específico para a população LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais-transgenitalizadas) e o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, que funciona 24 horas por dia.

No final de 2019, entrou em funcionamento a ala de alto risco com 68 leitos ao todo, sendo 20 leitos de UTI (UTI da Mulher e UCI Neonatal), 27 leitos de UCI (UCI Neonatal e UCI Canguru), além de 21 leitos de enfermaria de gestação de alto risco.

O HMR conta também com um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, Banco de Leite Humano, Cartório, Casa das Mães e outros serviços especializados.

No início da pandemia, em 2020, o HMR passou por readequações para receber os pacientes com síndrome respiratória aguda grave (srag). Hoje, são 30 leitos de terapia intensiva e dez de enfermaria voltados para o tratamento de casos suspeitos ou confirmados de covid-19.

Nesses cinco anos de funcionamento, o Hospital da Mulher do Recife, que está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco, já realizou 1.362.905 procedimentos. Desse total, são mais de 913 mil exames; 228 mil consultas; 117 mil atendimentos realizados na emergência e 4,5 mil cirurgias.


Aniversário de cinco anos do Hospital da Mulher do Recife

Data: 10 de maio de 2021 (segunda-feira)

Programação:

7h – Entrega de bottons comemorativos para os colaboradores

7h30 – Palestras sobre “Saúde Mental na pandemia” e “Planejamento Familiar”. Público-alvo: pacientes e acompanhantes do Centro de Imagem.

8h30 – Distribuição de máscaras de proteção facial para pacientes e acompanhantes do HMR (Ambulatório, Centro de Imagem e Emergência).

9h - Inauguração do painel arte da entrada do setor Covid e de painel lettering da área de espera do 1º andar.

10h – Reunião comemorativa online

A partir das 11h – Almoço especial para colaboradores e acompanhantes.

13h30 - Palestras sobre “Prevenção da covid-19” e “Nutrição na pandemia”. Público-alvo: pacientes e acompanhantes do Centro de Imagem.

14h - Distribuição de máscaras de proteção facial (Ambulatório, Centro de Imagem e Emergência).

15h – Encerramento oficial com a apresentação da Banda do Comando Militar do Nordeste (área externa do setor Covid, do ambulatório e da maternidade).

A partir das 20h – Ceia especial para colaboradores.

lmprensa Recife