terça-feira, 2 de março de 2021

Teatro imersivo para bebês

 

O grupo pernambucano Tapete Voador lança entre os dias 19, 20 e 21 de março, o seu primeiro Teatro Para Bebês. Intitulado Meu Ninho- Teatro para bebês, este é mais um projeto inédito do grupo que surge para garantir a diversão, entretenimento e desenvolvimento dos pequenos, em tempos de pandemia. As inscrições para o Meu Ninho já estão abertas e podem ser feitas através do site do Sympla, até o dia 18 de março. Os encontros são completamente gratuitos e podem ser assistidos em diversas cidades do Brasil.

Selecionado pela Lei Aldir Blanc na linha de Criação, Fruição e Difusão por meio de edital em Pernambuco, o projeto tem como cenário a casa. “A ideia é transformar o ambiente doméstico tão familiar dos bebês numa experiência multissensorial de descobertas, na qual os pais serão convidados a criarem, juntamente comigo e com Gaby, um ambiente mágico, poético, lúdico e divertido para os bebês”, explica a atriz e Mila Puntel.

Idealizado pelas atrizes Mila Puntel e Gaby Suamy, os três encontros virtuais são voltados para público da primeira infância e para os pais que desejam também, voltar a serem crianças. O projeto surgiu para estimular o encontro desses bebês com o universo poético e sensorial por meio do teatro de formas animadas, atrelado aos desafios dos pais que enfrentam tempos de confinamento.

Cada encontro virtual será direcionado para uma faixa etária diferente. O encontro para bebês de 0 a 12 meses, ocorre na sexta-feira (19) de março, às 15h. As apresentações para as crianças de 1 a 3 anos, acontecem no sábado (20), às 15h. O último encontro, para os de 3 a 5 anos, será no domingo (21), também às 15h.

Quem convive com crianças pequenas diariamente sabe que elas entendem e acompanham o que está acontecendo ao redor de maneira muito mais atenta do que pode parecer à primeira vista. Um estudo feito em parceria por pesquisadores do Brasil, Espanha e Polônia mostrou que isso também é verdade quando se trata de teatro para bebês. A pesquisa realizada pela Cia de teatro para bebês, La Casa Incierta, comprovou que os bebês são capazes de terem atenção plena no decorrer de uma peça, inclusive ocorre o efeito espelho no qual os bebês vivenciavam as sensações de tensão que a atriz sentia em certos momentos na dramaturgia.

“Pensamos no Teatro de formas animadas como um caminho para chegarmos até os bebês e proporcionar momentos de experimentação, magia e descobertas para o público da primeira infância”, ressalta a atriz Gaby Suamy.

Os encontros serão transmitidos por meio da plataforma Zoom através de links gerados pela Sympla Streaming que irá possibilitar uma experiência ainda mais interativa, com abertura das janelas para que as atrizes possam se “aproximar” das crianças e de seus pais através de múltiplos estímulos sensoriais que serão propostos.

O Tapete Voador é um dos grupos infantis mais importantes do Brasil. O grupo trabalha reunindo música, narração, teatro e costuma utilizar em suas apresentações, recursos cênicos que auxiliam na construção de narrativas que possibilitam a criança aguçar sua imaginação, geralmente chamando o público para interagir em alguma parte das histórias. É assim que Mila Puntel (atriz e cantora) e Bruna Peixoto (Musicista e Contadora de histórias), Babi Regina (percussionista e arte-educadora) e Gaby Suamy (atriz e arte-educadora) promovem uma rica e divertida viagem ao universo da música, leitura e da imaginação.

SERVIÇO:
Meu Ninho – Teatro Para Bebês
Gratuito
Via Zoom (link gerado no ato da inscrição)
Inscrições gratuitas até os dia 18 de março, no Sympla:
 
https://www.sympla.com.br/produtor/tapetevoador?tab=proximos-eventos
Apoio e patrocínio: Lei Aldir Blanc