segunda-feira, 15 de março de 2021

FestA! - Festival de Aprender do Sesc São Paulo

 

FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo é aquele momento do ano para celebrar o fazer artístico e a descoberta do potencial criativo de cada um por meio do encontro com artistas, educadores e públicos diversos. Dessa vez, o Festival acontece no meio digital – de 19 a 28 de março – em uma programação de bate-papos, lives, oficinas, cursos e intervenções, com opções para diversas faixas etárias, nos canais e redes sociais das unidades do Sesc em todo o estado de São Paulo. Mesmo com o uso intenso da tecnologia, o evento busca um contato com os fazeres artísticos ancestrais e tradicionais, sem deixar de olhar para o futuro dessas artes.

 

Por meio de atividades que unem artes, tecnologias e diferentes práticas culturais, o FestA! – Festival de Aprender busca incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações e favorecer o reconhecimento do potencial criador presente em cada indivíduo. As mais de 150 atividades gratuitas se voltam aos mais variados perfis de públicos com diferentes faixas etárias e interesses.

 

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “2020 ficará marcado não somente como o ano em que a convivência entre as pessoas foi afetada pela pandemia de covid-19. Ele também deverá ser lembrado como o período em que nos vimos chamados a reinventar os meios de nos relacionarmos e, principalmente, de cuidarmos uns dos outros. É nesse sentido que o FestA! – Festival de Aprender, impedido de promover a reunião entre os que cultivam o prazer de aprender e de criar, remodela o seu formato e vai ao encontro desses aprendizes-criadores em suas casas”.

 

Realizado anualmente pelo Sesc São Paulo desde 2017, o FestA! – Festival de Aprender teve que se reinventar em sua mais nova edição. Com os planos de encontros presenciais suspensos em 2020 e sem perspectivas de quando seria possível reunir pessoas novamente, o que parecia um impedimento virou um desafio. Apesar do isolamento, houve um crescimento na procura de novos aprendizados, muitos com foco na criatividade, e o Festival atua justamente na aproximação desses públicos diversos, convidando-os a conhecer uma amostra do que é oferecido regularmente na programação de cursos e oficinas da instituição, permitindo a possibilidade do encontro, mesmo que à distância.

 

Programação online e plural

Contemplando cursos online, dicas, vídeos, bate-papos e lives, as atividades do FestA! – Festival de Aprender aliam artes visuais e tecnologias e acontecem virtualmente nas 40 unidades do Sesc no Estado de São Paulo.

 

A programação traz vários destaques como o bate-papo Sair a Terreiro: Artes e Tecnologias em Confluência com o rapper, cantor e compositor Emicida, que acontece dia 19 de março, sexta-feira, às 18h30, no Facebook do Sesc SP e no YouTube do Sesc Registro. Com mediação de Priscila Oliveira, educadora no Espaço de Tecnologias e Artes (ETA) do Sesc Registro, o encontro tem ainda participação da líder quilombola Maria da Guia Marinho, da cientista social, educadora popular e moradora da comunidade da Enseada da Baleia, na Ilha do Cardoso, em Cananéia, Tatiana Cardoso e do artista visual urbano Xadalu.

 

Para quem gosta de artes gráficas, nos dias 19 de março (sexta-feira, das 11h às 16h), 20 de março (sábado, das 11h às 20h) e 21 de março (domingo, das 11h às 21h30), no YouTube do Sesc 24 de Maio, acontece a Printa-Feira na Rede!a versão online da tradicional feira de arte impressa autoral e publicações alternativas e independentes do Sesc 24 de Maio. Quinze participantes, de diferentes segmentos dentro das artes gráficas, farão lives de aproximadamente 40 minutos em que apresentam seu trabalho editorial e mostram algum aspecto da impressão e edição gráfica relacionada à sua produção. Além das lives, haverá seis bate-papos com editores sobre diversos assuntos ligados à produção editorial e financiamento coletivo – e um fanzine exclusivo para download.

 

A produção têxtil latino-americana marca presença com a série Linha-Continente: Tramas Latinoamericas, que acontece dia 20 de março, sábado, às 15h, com as artistas e artesãs têxteis mexicanas da Malacate – Colectiva de Mujeres Autónomo y Autogestivo e dia 27 de março, sábado, às 15h, com a artista têxtil peruana Ana Tereza Barbosa. Os encontros serão um misto de bate-papo e oficina em que se ensinará/demonstrará algo muito simples e breve como um ponto de bordado ou um nó de um quipu (ou khipu). Na oficina Trama: Faça seu KHIPU Adaptado (dias 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, às 19h), o Historiador e Promotor Cultural peruano Adrian Ilave mostra técnicas para utilizar o instrumento incaico como uma ferramenta de comunicação.

 

Em Desenha e Fala: Floresta de Pé, Fascismo no Chão (dia 24 de março, quarta-feira, às 20h, no YouTube do Sesc Consolação) o público é convidado a conversar e desenhar a partir de propostas do artista Denilson Baniwa e da educadora Ana Paula Anderson, que debatem tentativas de aproximar cidade e floresta. Já na oficina Colado em Casa: Oficina de Colagem Digital com Softwares Gratuitos (dias 23 e 25 de março, terça e quinta-feira, das 15h às 17h – encontros sequenciais), o designer e artista visual Matheus Souza apresenta possibilidades de remixagem da imagem através da colagem digital.

 

Atividades para os pequenos

FestA! – Festival de Aprender também reservou uma programação específica para as crianças. A oficina Terra Fértil para Crianças (dia 20 de março, sábado, às 11h) é um estímulo para interação de famílias com o brincar, resgatando a delicadeza da brincadeira no quintal, estimulando a imaginação, lançando mão dos brinquedos não estruturados, dando às crianças (de 3 a 12 anos) algo totalmente sem estrutura, uma massa, colorida, para criar seu mundo.

 

Objetos Impressos: Desenhar com Carimbos de Utensílios e Elementos do Cotidiano (dias 20 e 21 de março, sábado e domingo, às 16h30 – encontros independentes) é uma oficina que tem como ponto de partida a prática artística de apropriação de objetos de caráter urbano e cotidiano que, ao serem impressos, revelam imagens e enfatizam desenhos e formas deslocados de seu contexto original. Já na oficina Ateliê de Invenções: Maurizio Zelada (dia 21 de março, domingo, às 11h, no Facebook, Instagram e YouTube do Sesc Birigui), o inventor Maurizio Zelada abre as portas do seu ateliê e apresenta suas invenções e traquitanas. O criador de diversos elementos cênicos do programa Castelo Rá Tim Bum também vai ensinar a fazer uma engenhoca simples e divertida.

 

Parte das atividades da programação do FestA! oferece vagas limitadas e acontece por meio de plataformas de videoconferência. As inscrições para esses encontros têm início a partir das 14h do dia 17 de março em sescsp.org.br/inscricoes

 

Almanaque FestA!

Novidade da quarta edição do FestA! – Festival de Aprender, o Almanaque FestA! potencializa a criação de diferentes universos artísticos, por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Para tanto, foram reunidos arte-educadores da equipe do Sesc São Paulo e artistas de diversas linguagens. Com 102 páginas e dividido em sete seções – Impressão, Matriz & Cópia; Trama; Traço; Pigmento; Forma & Volume; Imagem, Tempo & Movimento e Remix – o Almanaque reúne curiosidades, histórias, exemplos, jogos e proposições criativas para que se possa dividir experiências.


Nãé preciso ter conhecimento prévio para realizar as atividades, só é necessário ter vontade e deixar a criatividade fluir. A ideia é que as pessoas desenvolvam juntas a curiosidade pelas artes visuais e suas tecnologias, colocando as mãos na massa e transformando seus entornos.

 

A versão impressa da publicação será distribuída gratuitamente, a partir do mês de abril, a 70 mil trabalhadores de baixa renda, do comércio, serviços e turismo, o público prioritário do Sesc, exclusivamente por meio do programa de relacionamento com empresas da instituição. Para o público em geral, o Almanaque FestA! já está disponível para consulta online, download gratuito e impressão a partir da plataforma Sesc Digital, em sescsp.org.br/almanaquefesta

 

Para roteiro:

 

FestA! – Festival de Aprender – De 19 a 28 de março.

Programação completa: https://m.sescsp.org.br/a-programacao-do-festa-festival-de-aprender-2021-esta-aqui/

Imagens: http://bit.ly/3v6dHRO

Siga @etasescp @sescsp #FestanoSesc
+ perfis e canais de todas as unidades