quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Obras da Compesa em Escada

 

O município de Escada, localizado na Zona da Mata Sul do Estado, recebe uma obra importante de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário que vai beneficiar 40% da população, o que representa 36 mil pessoas. O empreendimento está sendo realizado pelo Governo do Estado e a Compesa, por meio do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Rio Ipojuca (PSA Ipojuca), com recursos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra recebe um aporte de R$ 34 milhões que beneficiará, nesse primeiro momento, os bairros de Nova Descoberta, Centro, Viradouro e São Sebastião. Nessa etapa serão implantados 50 quilômetros de tubulações, além da construção de quatro estações de bombeamento, reforma e ampliação da Estação de Tratamento com capacidade de tratar mais de 53 l/s de esgoto (1ª etapa) e por fim, a instalação de mais de 7 mil ligações domiciliares.

Também serão construídas oito travessias, sendo cinco delas através do método não destrutivo, ou seja, não é necessária a abertura de valas nas vias. Essa medida visa minimizar os impactos da realização dos serviços para a população, sobretudo no que diz respeito ao tráfego de veículos. O prazo para conclusão é setembro de 2021.

De acordo com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Escada tem a finalidade de resolver os problemas de coleta, transporte e tratamento dos esgotos, promovendo a melhoria da infraestrutura de saneamento, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população da cidade.

A concepção do SES Escada foi desenvolvida em duas etapas. O projeto da segunda fase consiste na construção de 7 bacias de esgotamento e de dez estações elevatórias. Nesta fase futura, serão instalados mais 134 quilômetros de rede e ramais condominiais. Isso elevará a capacidade de tratamento para mais de 120 l/s, o que corresponde a 100% da cidade.

lmprensa Compesa