segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Encontro discute a presença feminina no cordel

 

Lançar luz sobre o cordel, trazendo a ótica e produção feminina e dialogando com outros elementos e gêneros da cultura. Esses são alguns dos objetivos do Encontro Literário de Escrita Feminina em Pernambuco, que traz a voz feminina nos folhetos de cordel em uma agenda de conversas online que acontece até março deste ano, no canal do Youtube “Cordel Mulher PE”.

A iniciativa é assinada pela Rede de Mulheres Cordelistas de Pernambuco, que têm à frente as pesquisadoras e escritoras Eulina Fraga e Shirley Rodrigues (foto). Juntas, atuam há mais de 15 anos no estudo, produção de livros e projetos educativos que objetivam a visibilidade do cordel e a presença feminina nele.

A programação conta com mais de 10 encontros, sempre às 19h e mediados por elas, e que trarão sempre uma convidada para discutir temas que têm o cordel como protagonista. Na próxima segunda-feira (15), a convidada será a cordelista Isabel Maia, que vai falar sobre aprendizado e produção do gênero. Todas as conversas continuarão disponíveis no canal, após transmissão, para quem não puder acompanhar ao vivo.

“É uma forma de discutirmos temas urgentes e necessários no que dizem respeito ao trabalho das mulheres cordelistas no estado, tendo em vista a vasta produção de folhetos, xilogravura, contação de histórias, música, formação e pesquisa, entre outros”, diz Shirley. Entre outros temas, estão “A educação pela poesia do Cordel”, com Erica Montenegro, “Redescobrindo a arte de cordelizar na terceira idade”, com Edilene Chick Cordéis, “A representação feminina na cadeia produtiva do cordel em Pernambuco”, com Ana Ferraz, e “Xilogravura e a produção de cordéis em Pernambuco do tradicional ao contemporâneo”, com Graciela Castro e Kelmara.

Serviço - Encontro Literário de Cordel de Escrita Feminina em Pernambuco

Programação:

16/02 – Entre Glosas e Cordéis, com Elenilda Amaral
17/02 – Cordelizar é preciso, com Dani Almeida e Edimaria
18/02 – Confluência da literatura de cordel com o turismo criativo e a música, com Elis Almeida
19/02 – A vida é um poema de cordel, com Suzana Morais
22/02 - Ângela Paiva e o desafio de escrever o cordel para o futuro
23/02 – A educação pela poesia de cordel, com Erica Montenegro
24/02 – A cangaceira de cordel - Rivani Nasário
25/02 – Redescobrindo a arte de cordelizar na terceira idade, com Edilene Chick Cordéis
25/02 - Xilogravura e a produção de cordéis em Pernambuco do tradicional ao contemporâneo, com Graciela Castro e Kelmara
02/03 - Entre a poesia, a contação de histórias e o engajamento social, com Mariane Bigio
03/03 – A representação feminina na cadeia produtiva do cordel em Pernambuco, com Ana Ferraz
04/03 - Movimento psicordélico: do lirismo às temáticas sociais, Neide Germano 

Data: Até 4 de março
Hora: sempre às 19h
Local: Transmissão via Youtube Cordel Mulher PE