domingo, 7 de fevereiro de 2021

Ação de Cidadania Especial vai atender crianças e adolescentes acolhidos

 

Crianças e adolescentes, sob a responsabilidade de lares e casas de acolhimento, serão atendidas na Ação de Cidadania Especial, totalmente voltada para elas. O evento que reúne serviços públicos, atenção à saúde e difusão de informações foi adaptado para a faixa etária dos cidadãos, e também contará com a participação de recreadores e atividades lúdicas.

A Ação de Cidadania Especial vai receber crianças e adolescentes de três lares localizados no bairro da Várzea e também das casas de acolhimento Aldeias Infantis SOS Brasil, no Recife. Os serviços de emissão de carteiras de identidade, CPF, certidões de nascimento e orientações sobre saúde bucal serão oferecidos pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Secretaria de Administração, além da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife.

A emissão da documentação básica é o primeiro passo da cidadania. No caso das crianças e adolescentes moradores das casas de acolhimento, é fundamental para o acesso às políticas públicas oferecidas pelo Estado.

Os jovens cidadãos vão ter apresentações sobre saúde bucal. A Secretaria de Saúde do Recife possui peças que simulam boca, dentes e gengiva – tudo em tamanho gigante. As peças facilitam a compreensão de como são os dentes, como as cáries surgem e como a escovação com o uso de fio dental pode reforçar a saúde dos dentes e da gengiva.

As Ações de Cidadania são eventos do Programa Governo Presente e ocorrem todas as semanas, aos sábados e também durante a semana. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações de secretarias de Estado e do município parceiro no evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco.

Serviço
Ação de Cidadania Especial
Nuprev – Núcleo de Prevenção Social à Violência
Av. Recife, s/n – Ibura
Quinta-feira (dia 4), das 13h às 16h

lmprensa Sec. Politicas de Prevenção