quinta-feira, janeiro 07, 2021

Dicas do ENEM: Saiba como evitar o “branco” na hora da prova

 

Realizar uma avaliação como o Enem pode ser bastante estressante e, pensando em formas de auxiliar os estudantes nesse momento tão importante, a UNIFG, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizará, no dia 9 de janeiro, uma ação de revisão com profissionais renomados na área de educação.

 

Mas revisar o conteúdo aprendido não é a única parte da preparação para garantir o sucesso na realização da prova. A ansiedade e o nervosismo podem resultar no esquecimento de informações e dos conteúdos memorizados. Esse é um dos maiores temores dos candidatos. É o famoso “deu branco”!

 

Esse bloqueio da memória é a incapacidade de recuperarmos, temporariamente, as informações que foram memorizadas. Mas a boa notícia é que dá para evitar esses brancos repentinos. Mesmo durante o desespero ao tentar lembrar os conteúdos na hora da prova é possível praticar exercícios de autocontrole, que ajudam a equilibrar o emocional e facilitam a recuperação da memória.

 

Na hora da prova, respirar é fundamental. Inspirar e expirar devagar e desta forma ir se acalmando, lembrando que tudo o que foi estudado não foi esquecido, ainda está guardado no cérebro em algum local, temporariamente inacessível. Esse exercício ajuda a evitar o pânico, isso porque esse esquecimento é comum em situações estressantes.

 

O branco pode acontecer, mas é possível traçar uma estratégia para ajudar a evitá-lo. Nos dias que antecedem a prova é importante que o candidato durma bem, ou seja, tenha boas horas de sono. Dormir, além de ajudar a descansar a mente e o corpo, contribui também para fixação dos conteúdos compreendidos.

Outra dica é fazer exercícios ou atividades que descarreguem as energias, preocupações e ajudem a controlar a ansiedade. Manter uma alimentação equilibrada também ajuda, “corpo são, mente sã”, não é mito e um candidato bem nutrido, descansado e bem preparado não tem do que ter medo na hora da prova.

 

Os estudantes podem aproveitar estas dicas e muito mais no SUPER AULÃO UNIFG, que também contará com uma programação pensada em ajudar o estudante a revisar a matéria aprendida e relaxar. Para participar basta acessar a site do evento e se inscrever. A ação é totalmente gratuita.

 

Serviço: SUPER AULÃO UNIFG

Data: 09/01/2021

Horário: das 8h às 17h30

Inscrições e informações: https://lp.unifg.edu.br/super-aulao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário