12/01/2021

Biólogo Átila lamarino: “Começaremos a registrar aumento de casos de aglomeração de Natal e Ano Novo”

 

O cientista Átila lamarino avisou em seu Twitter nesta segunda (11) que, nos próximos dias, haverá uma explosão de casos de Covid-19 como consequência das aglomerações das festas de final de ano em todo o Brasil. Ele ainda fala sobre a nova variante do vírus, pois “ao menos dois vírus com mutações, reportados pelo Japão, são de grupos do Amazonas. Essas mutações devem favorecer transmissão. Temos variantes transmissíveis circulando onde o sistema de saúde colapsa”, alerta lamararino.

Em relação ao poder de mortalidade desse vírus mutante, ele explica que a seleção natural não fala de força ou potência, mas sim de seres que se reproduzem com maior intensidade: “Evolução não é "sobrevivência do mais forte". É a predominância de quem deixa mais descendentes. No caso dos vírus, é a seleção daqueles que são mais transmitidos. Independente do que causam no hospedeiro”.
Em outras palavras: a letalidade do vírus não é por causa dele mesmo, mas pelo poder de transmissão. “Então não temos motivos para achar que a COVID vai se tornar mais ou menos letal por conta própria. Só será menos letal com nossos tratamentos. Mas podemos esperar que ela se torne mais transmissível, por conta da evolução. É o que estamos vendo”, finaliza Átila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário