sábado, 30 de janeiro de 2021

Bezerros é a única cidade selecionada pelo Projeto Comunitas

 

A organização da sociedade civil Comunitas, que tem como objetivo garantir uma “gestão pública cada vez mais eficiente”, a partir de um pacto coletivo entre os setores sociais para o desenvolvimento sustentável do Brasil, vem acompanhando e oferecendo, desde novembro de 2020, conhecimento gratuito para dezenas de novos prefeitos e prefeitas brasileiros, por meio da Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos (transição governamental, 100 primeiros dias e planos de metas).

Na primeira etapa, foram selecionados mais de 50 prefeitos(as) eleitos(as) em 2020 que demonstraram espírito público de transformação e liderança no engajamento de políticas públicas. Em seguida, a Comunitas selecionou os 12 prefeitos e prefeitas mais engajados nas primeiras fases da jornada para receber, durante três meses, conteúdos teóricos e mentorias coletivas e individuais.

A proposta é que, além das mentorias, os municípios selecionados recebam diagnósticos personalizados das áreas mais críticas como finanças, educação, saúde e desenvolvimento socioeconômico; uma Agenda 100 que define as prioridades dos 100 primeiros dias de mandato; e um Plano de Metas elaborado que transforme promessas de campanha em metas alcançáveis.

O processo seletivo dos gestores e gestoras municipais seguiu critérios previamente estabelecidos como participação e engajamento na primeira fase da jornada, perfil da liderança, pluralidade partidária e diversidade territorial. Confira a lista dos(as) prefeitos(as) selecionados(as):

Diego Krentz, Ibiraçu (ES)


Dinair Veloso, Timon (MA)


Francineti Carvalho, Abaetetuba (PA)


Kayo Amado, São Vicente (SP)


Cleinils Rodrigues da Silva, Gravatal (SC)


Renata Sene, Francisco Morato (SP)


Luciano Vidal, Paraty (RJ)


Pétala do Convivier, Caçapava (SP)


Lucielle Laurentino, Bezerros (PE) - Foto


Paula Lemos, Barretos (SP)


Luiz Paulo, Curvelo (MG)


Eliene Liberato, Cáceres (MT)




LIDERANÇA BEZERRENSE

Dentre os gestores e gestoras dos 184 municípios pernambucanos, Lucielle Laurentino foi a única prefeita do estado selecionada no processo, que conta apenas com três representantes da Região Nordeste. A jovem bezerrense é Mestre em Engenharia Florestal pela Universidad de Valladolid, na Espanha, professora de geografia (UFPE), líder RenovaBR, Fundação Lemann e RAPS.

Nascida em Serra Negra, na zona rural de Bezerros, filha de agricultores e ex-aluna das Escolas de Tempo Integral do estado, Lucielle se tornou um exemplo de superação e sucesso para milhares de pessoas. Vale lembrar que a jovem democrata se revelou a grande surpresa do pleito eleitoral em 2020, quando conquistou o processo majoritário com mais de cinco mil votos de frente em relação ao segundo colocado.

JORNADA DESAFIOS DOS FUTUROS PREFEITOS

A Jornada Desafios dos Futuros Prefeitos é uma iniciativa liderada pela Comunitas, organização que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do país, é formada por um conjunto de ações que visam apoiar os novos gestores a enfrentar os desafios de assumir as prefeituras no contexto atual de crise sanitária e econômica.

O projeto disponibiliza, de forma gratuita, o apoio de técnicos e especialistas de alto nível, além da transferência de conteúdo por meio de trilhas de conhecimento aberto, conferências virtuais, mentorias individuais e coletivas, e do oferecimento de ferramentas de gestão.

A participação na jornada tornou-se critério principal para que o município possa fazer parte da rede da Comunitas, tendo apoio direto da governança compartilhada liderada pela organização, formada por lideranças empresariais, governadores, prefeitos e secretários.

lmprensa Bezerros PE