terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Bancários do Banco do Brasil entram em greve de advertência nesta sexta

 


Os funcionários do Banco do Brasil de Pernambuco aprovaram por quase 95%, em assembleia realizada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco nesta segunda-feira (25), adesão à paralisação nacional, por 24 horas, na sexta-feira (29/1), contra a reestruturação do BB. No Estado, 24 unidades serão atingidas por meio de fechamento de agências e alteração para Postos de Atendimento, além da dispensa de funcionários. As Regiões do Sertão e Agreste de Pernambuco serão as mais impactadas pela medida, prejudicando os bancários, a população e o desenvolvimento dos municípios.

Em Pernambuco, a previsão é de fechamento de oito unidades, sendo duas delas agências (Av. Norte - Recife e Monte Guararapes - Jaboatão) e seis Postos de Atendimento (Rio Formoso, Sanharó, Buenos Aires, Porto de Galinhas, Lagoa do Carro e Coronel Amorim). Outras 16 agências do Estado serão transformadas em Posto de Atendimento (PA), são elas: Marim dos Caetés, Heliópolis, Princesa do Agreste, Camocim de São Félix, Panelas, São João, São Joaquim do Monte, Agamenon Magalhães, Encruzilhada, Itapetim, Alagoinha, Águas Belas, Bom Conselho, Capoeiras, Flores, São José do Egito.

O BB é um importante instrumento de crédito para a agricultura, indústria, comércio, pequenas e médias empresas e para as pessoas físicas, em suas mais de 73 milhões de contas espalhadas pelo Brasil. É, muitas vezes, o único banco nos municípios localizados nos rincões do País, sendo o responsável pela concessão de 60% do crédito agropecuário.

A dispensa dos funcionários e o fechamento de unidades bancárias, em especial neste momento de crise devido à pandemia da Covid-19, trata-se de um grande desrespeito aos trabalhadores, bem como à população. Para além disso, prejudicará sobremaneira a retomada da economia no Estado de Pernambuco e em todo o País, asfixiando o comércio local, aumentando a já elevada taxa de desemprego e comprometendo a concessão de crédito para agricultura familiar, por exemplo, que é responsável por 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Imprensa Bancários PE