quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Recife ganha site voltado para cultura e divulgação científica

 

Contribuir para a difusão da cultura e do conhecimento de maneira acessível e prazerosa. Esse é o principal objetivo do InterD - música e conhecimento, projeto multimídia criado e mantido pelo músico e jornalista AD Luna. O InterD (que antes se chamava Interdependente) aborda assuntos relacionados à música, outras artes, sociedade, espiritualidade e ciência. O site do projeto é: www.interd.net.br .

"Nos últimos anos, tenho me interessado bastante por divulgação científica. Com o advento da pandemia da covid-19 e da grande profusão de fake news a respeito, percebi que nossa sociedade é bastante ignorante no que se refere ao pensamento e ao método científico. Então, resolvi investir nisso", explica Luna.

Além da produção exclusiva, o InterD reproduz conteúdos do Jornal da USP, Agência Fapesp, Instituto Questão de Ciência e de assessorias de imprensa relacionadas à cultura e saúde. Em sua versão radiofônica, o InterD já foi veiculado nas rádios Universitária e Frei Caneca FM – ambas pernambucanas.

No programa, os participantes sempre são convidadas(os) a indicar canções que tenham relação com os assuntos abordados ou que simplesmente lhes são caras. Os antigos episódios estão sendo relançados nas principais plataformas digitais. As edições dos programas foram feitos por Gustavo Augusto e Pedro Santos (Estúdio Bacamarte). Ouça clicando no link: https://www.spreaker.com/show/interd

ASTRODJ, O MASCOTE DO INTERD

Criado pelo ilustrador e músico pernambucano Murilo Silva, o "mascote" do InterD é a síntese visual da ideia que move o projeto. "A imagem do astronauta foi a primeira que me veio à cabeça. Uma cutucada nos terraplanistas e teóricos da conspiração. O AstroDJ difunde boa música, informação cultural e conhecimento científico", brinca e explica Murilo.

No capacete do AstroDJ, o artista aplicou a famosa maquiagem do personagem Ziggy Stardust, criado pelo cantor e compositor inglês David Bowie - grande inspiração para cientistas e artistas de todo o mundo. "A inspiração também veio a partir de uma viagem imersiva aos anos 1990, no Recife, pensando em lugares como o bar Soparia e sua radiola de ficha, festas no Recife Antigo e shows no Circo Maluco Beleza", comenta Silva.
 
O site do InterD é parceiro de conteúdo do [http://www.ne10.com.br)]NE10, a programação ficou a cargo de Tiago Luís.

SOBRE AD LUNA

É um “gaúcho pernambucano”. Nasceu em Porto Alegre, cresceu no Recife, É baterista das bandas Dom Lodo e Sargaço Nightclub. Tocou no Querosene Jacaré, Monjolo, Cruor, entre outras. É formado em jornalismo pela UFPE. Foi repórter, apresentador e gerente de conteúdo do Showlivre.com, site paulista de TV Web especializado em música. Também atuou como repórter nos cadernos de cultura do Jornal do Commercio e do Diario de Pernambuco.