quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Recife entrega mais de 100 smartphones para profissionais da Vigilância Sanitária

 

Os inspetores da Vigilância Sanitária (Visa) do Recife começaram a receber mais de 100 smartphones que vão auxiliar no trabalho de fiscalização de estabelecimentos do município que estão sob vigilância e controle sanitário. Todos os aparelhos contam com o aplicativo Sistema de Infrações Não Tributárias, desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), ligada à Prefeitura do Recife.


Durante o ato de entrega dos aparelhos, o secretário municipal de Saúde, Jailson Correia, destacou o empenho dos profissionais nos últimos anos para inovar os serviços prestados pela Vigilância Sanitária. “Com o comprometimento dos técnicos da Visa, e apoio de entidades parceiras, estamos conseguindo encerrar essa gestão com importantes contribuições para o avanço e modernização do nosso Sistema Único de Saúde”, frisou.

 
O uso dos equipamentos pelos inspetores tem o objetivo de desburocratizar e tornar mais eficiente o processo de fiscalização, por exemplo, de bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, entre outros. “Os smartphones vão facilitar o trabalho dos inspetores e também da Vigilância, porque através da autuação sanitária digitalizada, damos mais um passo e avançamos no processo de informatização das ações de fiscalização”, explica a gerente de Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa.

 

Com o aplicativo Sistema de Infrações Não Tributárias, o inspetor sanitário que constatar qualquer descumprimento no estabelecimento fiscalizado, vai preencher as informações do auto de infração de forma online, agilizando e otimizando a notificação. “Já fizemos alguns projetos com a Vigilância Sanitária do Recife e dois foram premiados. Com esses aplicativos, a gente rompe a barreira do analógico para o digital, promovendo a digitalização dos serviços e, através da Secretaria de Saúde, prestando serviço ao povo do Recife” afirma o diretor-presidente da Emprel, Eugênio Antunes.  


LICENCIAMENTO DIGITAL - Para tornar mais ágil e eficaz o processo de emissão do licenciamento sanitário, em 2019 a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife implantou o Sistema de Licenciamento Digital. Através do site da Vigilância Sanitária do Recife, os proprietários de estabelecimentos podem solicitar o documento online.


Além da solicitação da licença, o site permite que os responsáveis técnicos das empresas realizem o acompanhamento dos processos, cumprimento de exigências e atualização de documentações. Isso facilita a dinâmica e evita que haja o deslocamento até a sede da Diretoria Executiva de Vigilância em Saúde


Em setembro deste ano, a Vigilância Sanitária implantou também o Sistema de Licenciamento Sanitário Digital automático. Com ele, lanchonetes, restaurantes, supermercados, salões de beleza, clínicas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e psicanálise, entre outros estabelecimentos classificados como de risco l e ll, podem emitir a licença sanitária sem inspeção preliminar. Os estabelecimentos que se encaixam nesses grupos têm os seus documentos validados e a sua licença sanitária liberada para, posteriormente, passar pela inspeção da equipe da Visa.

lmprensa Recfe