quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Projeto Renda por App atinge a marca de 500 beneficiados

 

O projeto Renda por App - desenvolvido pela Prefeitura do Recife para possibilitar que as pessoas gerem renda prestando serviços para os aplicativos de entrega - atingiu ontem (29) a marca de 500 pessoas beneficiadas. A equipe da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) realizou, durante todo o dia, a entrega de mais 100 kits com bicicletas e smartphones com pacote de dados. O evento aconteceu na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela, e os beneficiados foram definidos em sorteio realizado em fevereiro deste ano, pela Loteria Federal.

 

A iniciativa faz parte do Chegando Junto, programa municipal lançado para reduzir a pobreza e a desigualdade social. “A ideia é que as pessoas possam se inserir no mercado, trabalhando para aplicativos de entregas ou nas próprias comunidades. A função do poder público é cuidar daqueles que mais precisam, não apenas no sentido assistencialista, mas também para construir cidadãos que não precisem depender de ninguém”, destaca o secretário Antônio Júnior, acrescentando que agora todos os sorteados do Renda por App receberam seus kits e já podem começar a trabalhar.

 

Entre as beneficiadas estão a desempregada Eliana Laurindo, 57 anos, e sua filha Edvilma Paula da Silva. “Fiquei sem emprego e não tinha ninguém para ajudar. Trabalhava com um carrinho na rua, mas perdi tudo”, conta Eliana. Por sua vez, Edvilma afirma que o material chegou no momento certo. “Eu entregava quentinha na rua e precisei parar por causa da pandemia. Só fiquei com o trocadinho do governo, mas agora vou poder ganhar meu sustento”, diz. Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos sanitários, a entrega foi dividida em quatro grupos de 25 pessoas.

 

Os beneficiados receberam também orientações sobre empreendedorismo. As bicicletas contidas no kit têm aro 26, com 21 marchas, e são equipadas com capacete e demais itens de segurança exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com o equipamento, os sorteados poderão ter mais uma fonte de renda trabalhando para aplicativos de entrega como Rappi, Uber Eats, iFood e diversos outros. “Estou desempregado há um ano e meio e agora tenho a oportunidade de retornar ao mercado. Agradeço primeiro a Deus e depois à Prefeitura do Recife. Esses kits vão me ajudar muito, com bicicleta, capacete e celular. Tenho uma filha e minha única renda vinha sendo o Bolsa Família”, afirma o beneficiado Cassiano Marques, 24 anos.

 

CHEGANDO JUNTO - O Chegando Junto é o programa municipal de assistência e geração de renda, implantado pelo prefeito Geraldo Julio, com o objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social. A iniciativa promove diversas ações nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além do Renda Por APP, o programa inclui o projeto VEM Meu Emprego, que tem o objetivo de permitir o deslocamento gratuito das pessoas na busca por um novo trabalho; entregou os restaurantes populares Naíde Teodósio, em Santo Amaro, e Josué de Castro, bem como o abrigo Irmã Dulce dos Pobres, ambos em São José.

 

Vale destacar também ações como os minicursos profissionalizantes, que já formaram mais de 1100 pessoas em diversas comunidades; os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (que proporcionam locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais; e o projeto Gera Cidadania, oferecendo oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar.


lmprensa Recife