quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Primeira fase da integração temporal será implantada no TI Cajueiro Seco a partir do sábado (19)

 

Mais um terminal integrado começará a operar no sistema de integração temporal. No primeiro momento, a 1ª fase será implantada no TI Cajueiro Seco, ou seja, no sentido ônibus x metrô. Para o usuário, isso significa que o acesso à Estação de Metrô para quem chegar de ônibus, a partir do sábado (19), será realizado por meio do cartão VEM sem o desconto de nova tarifa no horário de até 2h por sentido de viagem.

Para facilitar o acesso dos passageiros ao processo de universalização da bilhetagem eletrônica, o Grande Recife Consórcio realiza a distribuição gratuita de cartões VEM Comum por meio de cadastro. Basta se dirigir à equipe localizada no TI Cajueiro Seco com um documento oficial com foto que comprove o CPF, informar nome completo, nome da mãe e data de nascimento. O usuário também poderá fazer a recarga no mesmo momento nas máquinas de POS (sem cobrança de taxa). A equipe estará no local nas próximas semanas, de segunda a sexta, das 6h às 18h; e, aos sábados, das 6h às 12h.

O processo de universalização da bilhetagem eletrônica além de agilizar o embarque, principalmente nos horários de pico, ajuda no planejamento da operação. Na prática, isso acontece porque o registro do cartão VEM no validador possibilita a identificação da origem e do destino dos passageiros. Com essas informações, é possível avaliar melhor a operação. Além disso, ainda ajuda no combate à entrada irregular de passageiros no sistema de transporte público.

Por enquanto, os usuários que desembarcarem na Estação de Metrô Cajueiro Seco e desejarem ter acesso aos ônibus no TI, continuam embarcando nos ônibus pelas portas do meio ou traseira. Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, dez já funcionam no sistema integração temporal (Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP,  Xambá e Afogados)   

Nos casos de desconto de nova tarifa antes do tempo de 2h da integração temporal, os passageiros devem entrar em contato com a Urbana-PE, através do telefone 3125.7858, por ser o órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica. É necessário informar o dia, o horário do fato e o número do cartão VEM para checagem. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado no cartão VEM do usuário. 

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife