quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

PCR oferece estação itinerante de banho à população usuária de droga e em situação de rua

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), está ofertando banho e lavagem de mãos em unidade itinerante para população usuária de drogas e que vive em situação de rua. O objetivo da ação, que acontece desde junho, é garantir condições de higienização à população vulnerável diante da pandemia. A estação de higiene pessoal conta com chuveiros e pias instaladas em um trailer anexado à unidade móvel do Programa Acolhe Vida Recife, um serviço itinerante, que faz parte do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, voltado para a abordagem social de usuários de álcool e outras drogas que vivem em situação de rua. Desde o início da operação, o serviço já beneficiou mais de três mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

Com o intuito de garantir a higiene pessoal diante da pandemia, a unidade móvel do Acolhe Vida passou a contar com o incremento de um trailer que oferta banho à população usuária de drogas que vive em vulnerabilidade nas ruas da cidade. O serviço funciona como área de higiene e asseio pessoal e visa atender todas as regiões da cidade. A ação também entrega kits de higiene pessoal e já esteve em locais como Praça de Boa Viagem, Praça do Derby, Mercado de Afogados, Mercado da Encruzilhada, Praça do Derby, Praça do Jordão, Viaduto da Caxangá e Viaduto da Agamenon.

Inaugurada em 2019, a unidade móvel do Acolhe Vida consiste em um micro-ônibus que leva o atendimento de prevenção, cuidado e inserção realizado pela Sepod para pontos com maior demanda de usuários de álcool e outras drogas. O programa Acolhe Vida Recife propõe atendimento baseado nos vínculos do usuário, da família e da comunidade e visa promover o cuidado especializado através da escuta qualificada e acompanhamento individual, assim como a realização de encaminhamentos para as redes de serviços.

Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas da Sepod: Trata-se de um conjunto integrado de programas estratégicos para estabelecimento e desenvolvimento de políticas sobre drogas na cidade do Recife, envolvendo o poder público municipal e entidades do terceiro setor. Por se tratar de um problema social que envolve diversas políticas de estado, a política pública sobre drogas é planejada e executada de maneira integrada e com responsabilidade compartilhada entre governo e sociedade.

Locais de atendimento da Unidade Móvel Acolhe Vida Recife:

Local: Rua da Aurora
Dia: 16 e 17 de dezembro
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Boa Viagem (em frente a Igreja Nª Srª de Fátima)
Dia: 18 de dezembro de 2020
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Praça Maciel Pinheiro
Dia: 21 e 22 de dezembro
Hora: 15:00 às 21:00

Local: Rua do Imperador
Dia: 24 de dezembro
Hora: 08:00 às 16:00

lmprensa Recife