16/12/2020

Declaração da vacina contra febre aftosa vai até 31 de dezembro

 

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco, (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), lembra que o prazo para vacinação contra a febre aftosa termina nesta terça-feira, dia 15, e que a declaração da vacina deve ser realizada até 31 de dezembro para evitar multas e penalidades.

A declaração é obrigatória e deve ser efetuada nos escritórios da Adagro ou pela internet no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site www.adagro.pe.gov.br e também via aplicativo nos sistemas IOS e Android. Além de garantir a vacinação, os produtores devem declarar todos os animais de sua propriedade, inclusive os que estão fora da faixa etária da campanha que imunizou bovinos e bubalinos com até 24 meses.

A Adagro reforça que quem não vacinar e/ou não declarar paga multa, fica impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e não recebe a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para liberação de linha de crédito. “Lembramos aos produtores que há duas décadas não registramos casos da doença devido ao compromisso de todos com a imunização do rebanho e que precisamos avançar para área livre de aftosa sem vacinação”, afirma o presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima.

Na primeira etapa, que aconteceu nos meses de junho e julho, foram imunizados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Mesmo com as medidas de isolamento social, o Estado conseguiu superar os 90% de cobertura vacinal, meta estabelecida pelo MAPA.

lmprensa Adagro PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário