quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Celpe flagra furto de energia em rede de academias no Recife

 

Uma operação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) identificou desvio de energia em duas unidades de uma rede de academia de ginástica, nos bairros de Boa Viagem e da Tamarineira, no Recife. As equipes técnicas constataram fraudes nos medidores de energia. A ação, na manhã desta terça-feira (15), foi realizada pela área de inteligência da empresa e contou com o apoio da Polícia Civil e de peritos do Instituto de Criminalística. O gerente do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. A concessionária está calculando o volume de energia recuperada.

A unidade da Tamarineira era reincidente e estava ligada diretamente na rede de distribuição, sem a devida medição de consumo. Após constatar a irregularidade, a Celpe removeu o ramal de ligação responsável pelo suprimento de energia do prédio e está realizando o levantamento da carga que não estava sendo medida. Na academia de Boa Viagem, o medidor estava danificado e parte da carga não estava sendo medida.

“Para descobrir as fraudes, realizamos algumas avaliações através de informações levantadas pelo núcleo de inteligência. Enviamos uma equipe de inspeção aos locais e constatamos as irregularidades, juntamente com a autoridade policial”, relata o gerente de Recuperação de Receita da Celpe, Gustavo Santos.

A Celpe reforça que o furto de energia é crime sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro. Além de acarretar prejuízos à população, a prática representa riscos de acidentes graves. Em caso de denúncias, os clientes podem entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária, sem a necessidade de identificação.  

lmprensa Celpe

Foto meramente llustratva