quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

#NãoProcede "Prevenção" da Covid-19

 


E novamente os celulares foram inundados por recomendações para prevenir (?) a Covid-19 e fui confirmar com quem trabalha no ramo, os médicos - e guerreiros da linha de frente contra o coronavirus -  João Alho - que já tinha me dado uma força nesta matéria aqui e o Pedro Opará - que ficou conhecido por dançar com uma paciente recém-recuperada lá no começo da pandemia e pra quem não lembra ou não viu, no final da matéria eu posto o vídeo.

Mas vamos lá: o Tal Kit não é recomendável porque o Painel de Diretrizes de Tratamento COVID-19 não recomenda o uso de quaisquer agentes para prevenção da síndrome respiratória aguda grave do coronavírus (SARS-CoV-2), exceto em casos muito específicos, só determinados pelo seu médico. Você pode ler com maior propriedade aqui (link: ) (está em inglês, mas você pode traduzir)

Paralelamente a isso, o médico Pedro Opará, de Petrolina - PE fez uma postagem em seu Twitter 

Nova epidemia de prescrições erradas para pacientes com COVID-19. Depois da HCQ e ivermectina, a bola da vez são os corticóides. Muitos pacientes chegando à UTI com uso prévio de prednisona. Leitura errada perigosa do RECOVERY, estudo que mostrou benefício da dexametasona. A dexa reduziu morte e intubação EM PACIENTES HOSPITALIZADOS, intubados ou em uso de oxigênio. Esses receberam a droga, em média, a partir do dia 8 da doença. O uso precoce de corticóides pode aumentar a quantidade de vírus no organismo. NÃO DEVE SER USADO PRECOCEMENTE E/OU CASOS LEVES!!  

E para a prevenção não há outra receita : uso de máscara, distanciamento social, álcool gel e lavagem das mãos.

Nota do Blog: Pedro Opará é médico defensor do SUS; trabalha em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Membro da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares e da Consulta Popular. Membro do Podcast Medicina em Debate. Veja o vídeo que o tornou nacionalmente conhecido: