quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Mobilização cultural em Paulista

Cerca de 50 artistas estiveram mobilizados pela reforma do Teatro Paulo Freire, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Artistas da cultura popular, artesanato, música, artes cênicas, dança, todos estavam sendo representados ali. O objetivo era um só: o de cobrar a Prefeitura de Paulista a rapidez no conserto deste importante centro cultural. "O calendário do NE TV, da TV Globo, marcou a inauguração para o próximo dia 30 de novembro, mas que isso não vai acontecer, né", lamenta o ator Vinicius Coutinho, um dos lideres da manifestação.
Prefeitura - De acordo com informações da assessoria do atual prefeito Jorge Carreiro, a gestão anterior havia se comprometido em entregar o teatro pronto. No entanto, a equipe constatou que as obras sequer começaram. Mas que, após a licitação, houve assinatura do contrato para a retomada das obras no teatro. No último dia 06, a prefeitura havia se reunido com representantes do conselho de cultura local.
 
História - Inaugurado em 1944, o Teatro Paulo Freire estava entre os dez principais cineteatros de Pernambuco e até meados de agosto de 2018 funcionou, com poltronas, de conforto questionável, aparelhos de ar condicionado sem funcionamento e camarim com iluminação deficiente. O local foi fechado pela Prefeitura do Paulista em 2018 para uma reforma, com promessas de ser entregue em 180 dias e, até então, a obra não foi concluída.  

A seguir, videos de participantes da mobilização cultural em prol das reformas no Teatro Paulo Freire.