terça-feira, 18 de agosto de 2020

Dia do Estagiário: exemplos dentro da BRK Ambiental destacam a importância do estágio para o futuro profissional

Para milhares de jovens no Brasil, o estágio é o primeiro passo rumo à vida profissional. É no estágio, cuja data é comemorada oficialmente nesta terça-feira, dia 18 de agosto, que o estudante tem a oportunidade de ter contato com o mundo do trabalho, integrando o aprendizado da sala de aula à prática empresarial e desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.

Cursando atualmente o 8° período de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pernambuco, Matteo Invernizzi, 24 anos, foi aprovado no Programa de Estágio da BRK Ambiental de 2020. O aprendizado na área da Qualidade, iniciado em fevereiro desse ano, ele vê como um diferencial competitivo e que vai agregar muito ao seu currículo. “Ter sido aprovado no programa de estágio da BRK Ambiental foi uma grande conquista para mim, esse foi um objetivo que surgiu lá no começo de 2019 quando conversei com um amigo que havia sido aprovado no programa daquele ano. Ter essa oportunidade é um verdadeiro marco para um estudante que está começando a vida profissional, não só pelo fato da BRK ser uma grande empresa, mas principalmente por ser uma que respeita e valoriza ao máximo seus funcionários e clientes. É muito bom saber que tenho pessoas que se preocupam com o meu desenvolvimento e, também, sentir que estou fazendo parte dessa transformação que é levar o saneamento para a vida dos Pernambucanos. Apesar de estar na BRK há poucos meses já me sinto verdadeiramente apaixonado por trabalhar aqui e carregar o propósito de transformar a vida das pessoas e espero que possa ser apenas o começo de uma longa jornada aqui dentro”, afirma.

Marca empregadora em Pernambuco

“Sabemos do papel da BRK Ambiental como uma marca empregadora e que forma profissionais qualificados, desenvolve pessoas e revela talentos. Nosso compromisso é firmado com o futuro profissional de cada um dos nossos estagiários, que ainda tem possibilidade de contratação ao final do estágio. Durante o programa os jovens conhecem o negócio do saneamento, as tecnologias e as ferramentas inovadoras que são utilizadas no setor”, explica Edvânia Tenório, responsável pelo Programa de Estagiário da BRK Ambiental em Pernambuco.

A funcionária Jaqlene Pacceli, que cursou Ciências Contábeis, é um exemplo disso, foi contratada pela BRK mesmo antes de terminar o período de estágio. “Foi uma conquista muito grande ter passado no Programa de Estágio da BRK, pois sabia que se tratava de uma empresa grande e que me proporcionaria um crescimento profissional. Fui surpreendida, ainda, com uma equipe maravilhosa, me deixando muito segura do que estava desenvolvendo no meu dia-a-dia. Passei 9 meses como estagiária e, antes de concluir todo o período de estágio, fui efetivada. Mais uma grande conquista”, ressalta Jaqlene, que é funcionária da área de Controladoria na BRK Ambiental em Pernambuco.

Assim que chegam à empresa, os aprovados no Programa de Estágio passam por um programa de capacitação. Durante o tempo em que fazem parte do Programa, eles têm a oportunidade de desenvolver o autoconhecimento, conhecer as ferramentas de trabalho e as atividades diárias, com o acompanhamento de profissionais experientes, além de terem acesso a treinamentos, ações que serão fundamentais para a sua carreira.

As inscrições para o Programa de Estágio 2021 serão abertas em breve. As informações serão divulgadas nas redes sociais e no site da empresa. A BRK Ambiental busca jovens que também acreditem que o saneamento básico é capaz de transformar a vida das pessoas, sendo este um aspecto norteador do programa. O Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82, documento que regulamentou a lei existente sobre estágio.