sábado, 11 de abril de 2020

Recife garante mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para leitos de covid-19

Para equipar os leitos exclusivos para os pacientes com Covid-19 que estão sendo montados no Recife, o prefeito Geraldo Julio anunciou na manhã desta quarta-feira (8), a compra de mais de dez mil equipamentos médico-hospitalares para os novos leitos. Entre as aquisições estão respiradores pulmonares, concentradores de oxigênio, aparelhos de raio-x, monitores de sinais vitais, desfibrilador cardíaco, camas hospitalares. A aquisição faz parte dos esforços do Plano de Contingência Municipal Covid-19 para o combate a pandemia. Os leitos estão sendo montados nos 7 Hospitais de Campanha que estão sendo construídos no Recife, dos quais dois já foram entregues. 

“Para a construção desses novos leitos a Prefeitura já adquiriu mais de 10 mil equipamentos para equipar essas unidades. Foram mais de mil camas hospitalares, concentradores de oxigênio, monitores cardíacos, 122 respiradores pulmonares, sendo 14 doados pelo setor privado, raio x portáteis de última geração, cardioversores para reanimação cardíaca. Todos esses materiais já foram comprados para equipar os sete hospitais de campanha que iniciamos a construção, imediatamente após a decretação da pandemia, com dois deles já em funcionamento”, detalhou o prefeito Geraldo Julio.

Entre os mais de 40 tipos de equipamentos adquiridos, estão 900 concentradores de oxigênio, nove aparelhos de raio-x portáteis, 34 desfibriladores cardíacos, 400 monitores de sinais vitais, 1010 camas hospitalares, 122 respiradores pulmonares. Os equipamentos estão sendo utilizados nos leitos que estão sendo disponibilizados para atendimento às pessoas infectadas com o novo coronavírus. Em menos de três semanas, já estão prontos 148 leitos, sendo 42 vagas na Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela, e 41 leitos da Unidade Provisória de Isolamento (UPI) da Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, além dos 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 34 de enfermaria do Hospital da Mulher do Recife (HMR), no Curado.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou a relevância da aquisição. “O Comitê Municipal de Resposta Rápida tem trabalhado no contato com fornecedores para a identificação de oportunidades de compra e aquisição desses equipamentos. Isso tem permitido que o Recife conte hoje com mais de dez mil itens de equipamento, viabilizando não só leitos de enfermarias de retaguarda como a aparelhamento de UTIS, com a compra por exemplo dos respiradores pulmonares ou ventiladores. O fato do Recife ter se antecipado nas providências tem ajudado que agora a gente consiga receber esses equipamentos”, disse o secretário.

Os equipamentos médico-hospitalares se somam a compra de um milhão de itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os profissionais de saúde, anunciada pelo Prefeito Geraldo Julio, na última terça-feira (7). O quantitativo é suficiente para garantir a proteção dos profissionais da rede municipal de saúde por um mês. Na ocasião, o prefeito também anunciou que 658 profissionais de saúde estão reforçando a rede para enfrentamento à pandemia, além da criação do Aprende em Todo Lugar, aplicativo voltado para a formação à distância dos profissionais da área sobre a Covid-19. 

"FIQUE EM CASA" - O prefeito Geraldo Julio fez um apelo mais uma vez à população para que mantenham o isolamento social e fique em casa. “O isolamento social é o que há de mais eficiente para enfrentar essa pandemia. A medida é uma necessidade, não é uma escolha. Ele está sendo utilizado por todos os países, e é um importante instrumento para salvar mais vidas. O isolamento já salvou milhares de pessoas no mundo inteiro e ele é fundamental. Gostaria de fazer mais uma vez um apelo para fiquem em casa, que só saiam para as necessidades essenciais. Esse é desafio de toda a humanidade, nenhum de nós viveu uma situação como essa, é muito importante que a gente enfrente tudo isso com coragem, solidariedade, com o comportamento coletivo”, pediu. 


Imprensa Recife