quinta-feira, 2 de abril de 2020

Ação propicia relaxamento de profissionais de Olinda para encarar situações do Coronavírus

O Núcleo de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Olinda iniciou o projeto Cuidando de Quem Cuida, na manhã desta quinta-feira (2), no Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, quando foram atendidos 50 profissionais, entre médicos, técnicos, enfermeiros e administrativo. O objetivo da iniciativa é diminuir o estresse e fortalecer o emocional daqueles que estão na linha de frente no combate à pandemia do Covid-19.

Uma equipe de quatro pessoas, sendo um psicólogo e três fisioterapeutas – uma delas também educadora física – foi dividida em três grupos: ginástica laboral, palestra com o psicólogo e fisioterapia. Os grupos ficaram em ambientes diferentes, formados por, no máximo, cinco pessoas, observando todas as orientações das autoridades de saúde para evitar a propagação do Coronavírus.

A coordenadora do Projeto e dos Núcleos de Fisioterapia da Secretaria de Saúde de Olinda, Rosely Chaves, explicou que a ideia é deixar os profissionais mais leves nesse momento de estresse por causa da Covid-19. “Durante a ação, eles foram se soltando e nos deram uma resposta muito boa. Quando terminamos, já estavam perguntando quando seria o próximo encontro. Foi uma sugestão da secretária executiva de Saúde, Emília González, para diminuir a ansiedade deles”, disse.

Na fisioterapia, eles trabalharam com óleos essenciais de lavanda, cromoterapia – uma lâmpada mudando de cor para deixar o ambiente mais relaxado – e auriculoterapia – semelhante a acupuntura, só que usando sementes de mostarda no lugar de agulhas.

“No encontro com o psicólogo Jairo Santos, ele trabalhou para fortalecer a mente, porque muitas vezes a dor é mais emocional do que física. Essa conversa com o psicólogo também foi desenvolvida com a própria equipe que esteve no SPA para fazer essa ação”, explicou Rosely.

Já a ginástica laboral teve como foco as regiões das costas, trapézio e pescoço, as mais atingidas em momentos de estresse e tensão. “Esse trabalho foi feito pela nossa fisioterapeuta”, disse a coordenadora dos núcleos.

No SPA de Peixinhos trabalham 132 pessoas, que se revezam por turnos. A unidade realiza 900 atendimentos por semana.
Expansão

O projeto Cuidando de Quem Cuida também vai atuar com os servidores da Secretaria de Saúde e do SAMU de Olinda. Os encontros serão semanais, na seguinte ordem: SPA de Peixinhos (quintas), Secretaria de Saúde (sextas) e SAMU (segundas), sempre das 7h às 8h durante todo mês de abril.


Imprensa Olinda