sexta-feira, 20 de março de 2020

Socioeducandos e visitantes são orientados sobre medidas de prevenção à Covid-19 na Funase

Após a divulgação de uma série de recomendações para prevenir a propagação do novo coronavírus em suas instalações, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) intensificou, nesta semana, o trabalho educativo junto a adolescentes, funcionários e visitantes. As orientações estão sendo repassadas em encontros realizados em ambientes abertos e com menos pessoas presentes, seguindo as diretrizes gerais de evitar aglomerações. Na quarta (18) e nesta quinta (19), as visitas ocorreram com tranquilidade. Os mesmos procedimentos estão sendo adotados na sede administrativa da Funase, no Recife.

No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, o maior do Estado, socioeducandos e familiares já receberam orientações sobre a possibilidade de suspensão de visitas para quem integra o grupo de risco para agravamento da doença – pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças e doentes crônicos. As medidas estão contidas em uma portaria interna da Funase, divulgada na última segunda-feira (16) e sujeita a reavaliações enquanto perdurar o período de emergência em saúde pública. As diretrizes valem para todas as unidades socioeducativas do Estado e estão embasando as ações locais.

No Case Pirapama, coordenadores, técnicos e agentes socioeducativos alinharam, com profissionais médicos da unidade, os procedimentos de prevenção que serão adotados. No Case Santa Luzia, no Recife, houve instruções oficiais a partir de material gráfico distribuído pela Secretaria Estadual de Saúde. No Case Vitória de Santo Antão, as atividades de orientação das famílias foram realizadas durante o Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD). No Case Timbaúba e no Case Petrolina, também no Interior do Estado, socioeducandos estão sendo sensibilizados sobre a importância da prevenção por meio de atividades pedagógicas.

No Centro de Internação Provisória (Cenip) e no Case Caruaru, uma parceria com a unidade básica de saúde responsável pela cobertura da região viabilizou um momento de orientações especiais sobre a pandemia. Uma profissional de saúde também auxiliou no momento de sensibilização realizado no Case/Cenip Garanhuns. Já na Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, houve apoio de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município. No Case/Cenip Arcoverde, teve distribuição de kits de prevenção para os agentes socioeducativos, além de momentos de conversa com outros funcionários e socioeducandos.

“Estamos fazendo um acompanhamento diário da situação no Estado e de como isso pode ter reflexos no ambiente socioeducativo. Muitas estratégias já estão em execução, outras, em discussão, como parte de um esforço para que todos nós, funcionários, socioeducandos e familiares, possamos atravessar esse momento com equilíbrio”, afirma a presidente da Funase, Nadja Alencar.

MEDIDAS – Além da recomendação de que visitantes que compõem o grupo de risco para agravamento da Covid-19 não entrem nas unidades socioeducativas, as medidas já determinadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e pela Funase ainda preveem, entre outros pontos, a aquisição emergencial de equipamentos de proteção e de itens de limpeza e a intensificação de contatos telefônicos supervisionados de socioeducandos com suas famílias. A normativa está sendo atualizada para conter mais detalhamentos sobre o fluxo de comunicação e de atendimento a casos suspeitos de Covid-19.


Imprensa Funase PE