quarta-feira, 25 de março de 2020

Governo de Pernambuco disponibiliza autorizações online de trânsito de animais e vegetais

A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA), passou a oferecer aos produtores rurais a possibilidade de solicitar a emissão online da GTA (Guia de Trânsito Animal) e a PTV (Permissão de Trânsito Vegetal). O pedido é feito pelo sistema Siapec3 e o documento chega por e-mail, sem a necessidade de deslocamento até o escritório da agência.

O sistema pode ser acessado tanto pelo computador como por aplicativo de celular. Nele o produtor realiza um pré-cadastro, que será validado por um fiscal da Adagro. O sistema automatizado permite a homologação eletrônica e valida todo o processo.

Dessa maneira, o produtor ganha uma forma mais simples e prática para a emissão dos documentos sanitários eliminando a obrigatoriedade de ir até os escritórios da Adagro em todo o estado. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, essa foi a forma de permitir a continuidade das atividades agropecuárias no atual contexto de minimizar o contato social da população em virtude da política de prevenção e enfrentamento à pandemia mundial da Covid-19. “Com a emissão online, os produtores podem agora emitir a GTA e a PTV sem precisar ir fisicamente ao escritório da Adagro e assim manter sua atividade com menor riscos para eles e para os servidores”, destacou.

A nova funcionalidade vem para facilitar a vida do produtor rural, permitindo solicitar e imprimir Guias de Trânsito Animal, Permissões de Trânsito de Vegetais, bem como pagar as respectivas taxas, com maior conforto e agilidade. Para utilizar os serviços é preciso preencher o cadastro no sistema Siapec 3, as informações de como proceder e o link para a plataforma estão disponíveis no site da Adagro (www.adagro.pe.gov.br). Há ainda a possibilidade de acessar o sistema via aplicativos para celular, disponíveis para sistemas Android, no Google Play, e Apple, na App Store. 

Imprensa Adagro PE