sábado, 8 de fevereiro de 2020

Recife inicia campanha de vacinação contra o sarampo na próxima segunda (10)

A partir da próxima segunda-feira (10), a Prefeitura do Recife dará início à primeira etapa da nova Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Na primeira fase, que vai até 13 de março, o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde (MS) são crianças e jovens de 5 a 19 anos. Já a segunda será no segundo semestre, com foco nos adultos de 30 a 59 anos. O Dia D da primeira fase da campanha será no sábado 15 de fevereiro. Já a segunda etapa será realizada de 3 a 31 de agosto, com Dia D em 28 de agosto.

A campanha será seletiva, ou seja, só precisa tomar a vacina tríplice viral quem nunca tomou ou não tenha comprovação de ter completado o esquema vacinal recomendado, seja na infância ou em outro momento da vida. São consideradas vacinadas pessoas de 1 a 29 anos com duas doses da vacina; pessoas de 30 a 49 anos com uma dose e profissionais de saúde com duas doses da tríplice viral. Quem está com as doses em dia, já teve sarampo ou tem mais de 50 anos não precisa se preocupar. A vacinação contra o sarampo não precisa de reforço anual.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disponibilizará a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, em mais de 150 postos da rede municipal, além de outras unidades de saúde abastecidas pelo Programa de Imunização do Recife. As listas das unidades de saúde com sala de vacinação está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Para agilizar o atendimento, a Sesau pede que as pessoas levem a carteira de vacinação e o cartão do SUS, se tiverem. O Programa de Imunização do Recife vai aproveitar a ida das crianças e jovens aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, aplicando outras imunizações necessárias.

Em 2019, a Campanha Nacional de Vacinação do Sarampo focou nas crianças de 6 meses a 4 anos e, num segundo momento, nos jovens de 20 a 29 anos. Agora o MS priorizará a vacinação justamente nas crianças e jovens que não foram público-alvo da campanha do ano passado. No Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral deve ser dada às crianças aos 12 e aos 15 meses. Em 2019, a Secretaria de Saúde do Recife cumpriu a meta de vacinar 95% dos bebês nessa faixa etária.

SARAMPO - O sarampo é uma doença infectocontagiosa e transmitida através de secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a manifestar entre dez e doze dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar a morte. A vacina contra o sarampo é eficaz na prevenção da doença. 

Confira aqui os endereços dos postos com sala de vacinação




Imprensa Recife