sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Caruaru realiza ação de Saúde e Cidadania alusiva ao Mês da Consciência Negra

Em prosseguimento à programação das atividades do Mês da Consciência Negra, foi realizada em Caruaru nesta quarta-feira (13) uma ação de saúde e cidadania no barracão do Ilê Axé Sangô Ayra, no Bairro Caiucá. O evento aconteceu das 09h às 17h e foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, através da secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) junto com o COPPIR-Conselho de Igualdade Racial. A Secretaria de Saúde de Caruaru e a Unifavip-Wyden, através da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (LASAM), são parceiras nessa ação.

Durante todo o dia teve apresentações culturais e prestação de serviços de saúde e cidadania. A LASAN ofereceu os serviços de enfermagem de aferição de pressão arterial e teste de glicose, de fisioterapia com oficina de ginastica laboral e relaxamento, de nutrição com roda de conversa sobre alimentação e de psicologia com atividades de discussões e reflexões. Teve também atendimento odontológico no Odontomóvel da Secretaria de Saúde.

A parte da tarde foi reservada para um ciclo de palestras com Dr. Joelson Santos, médico especialista em medicina de família e comunidade, e em vigilância e promoção da saúde, trabalho e ambiente, além de ser membro da Rede Nacional de Medicas e Médicos Populares e de trabalhar na atenção primária da saúde no município de Caruaru. Além dele teve também uma fala direcionada ao sagrado e às ervas com a historiadora Michelly Guerreiros – Ekedji da ksa Ty Ayra.

A programação continua e o próximo evento será no dia 18 deste mês com o Seminário Inter-Religioso e a entrega do Prêmio Notório Saber no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru, a partir das 19h. O cronograma também prevê oficinas de beleza e estética negra, Caminhada da Consciência Negra, curso de oratória para a população negra, Samba no Monte e muito mais.

Imprensa Caruaru