sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Outubro Rosa tem programação no Hospital Miguel Arraes















O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, participa da Campanha Outubro Rosa, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, com uma programação que envolve o Serviço Social, o departamento de Psicologia e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica – NEPI. A partir de hoje (04) e por todas as sextas-feiras do mês, pacientes egressos do Ambulatório irão participar de uma palestra com informações e conscientização sobre o câncer de mama.

A agenda se estende a outros setores do hospital. Nos dias 10 e 24 haverá atividades na Emergência, a partir das 14h30, e no dia 11, usuários e acompanhantes do Internamento participarão da palestra no 4º andar, a partir das 10h. “O objetivo é conscientizar sobre a gravidade do câncer de mama, tumor que mais mata o público feminino em Pernambuco. É nosso dever, enquanto profissionais de saúde, esclarecer sobre a doença, reforçar a importância do autoexame e orientar para exames de prevenção e direitos da pessoa com câncer”, destaca Lucianna Rocha, coordenadora do Serviço Social do HMA.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 785 mulheres morreram por causa do câncer de mama em 2017, no estado, o que representa 17% do total de todos os tipos de cânceres. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama por meio da mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Para mulheres a partir dos 40 anos, a orientação é a realização anual do exame clínico das mamas e, em caso de alteração, a paciente deve se submeter à mamografia. No Sistema Único de Saúde (SUS), as mamografias de rotina fazem parte dos serviços prestados pela Atenção Primária, gerida pelos municípios. No primeiro semestre deste ano, em Pernambuco, quase 87 mil mamografias foram realizadas no SUS.

Com informações da jornalista Iana Gouveia