sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Compesa utiliza tecnologia para preservar patrimônio histórico em obra de abastecimento de água em Olinda

Para dar continuidade aos serviços de assentamento de uma nova rede de abastecimento, que terá a função de reforçar o fornecimento de água para o Sítio Histórico de Olinda, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realizou, ontem (03), a instalação de uma tubulação especial, fabricada em aço carbono, para possibilitar que a rede passe por cima de uma antiga galeria existente no subsolo da Estrada do Bonsucesso, evitando qualquer tipo de sobrecarga na estrutura do patrimônio histórico, datado do século XVI. As intervenções fazem parte da terceira etapa do projeto Olinda+Água, uma grande obra de melhoria do abastecimento de água que beneficia 250 mil pessoas em 15 bairros da cidade de Olinda. Os serviços foram autorizados pela Secretaria de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda e foram acompanhados por uma equipe de arqueologia. A previsão é concluir os trabalhos dentro de uma semana, com o reaterro da vala e recomposição do pavimento. Porém, a área só será liberada completamente em 20 dias, para aguardar o período da cura do pavimento.

A instalação da tubulação especial, com cinco metros de extensão e quase uma tonelada, envolveu uma equipe de dez trabalhadores e o apoio de um caminhão munck. Essa peça representa um trecho de uma grande rede de abastecimento, com quase dois quilômetros de extensão, que conecta o Reservatório do Monte, no bairro do Monte, ao Reservatório da Ribeira. “Com a confecção da peça em aço carbono, na forma de um trapézio (cavalete), teremos a segurança de que não haverá transferência da carga da tubulação em cima da galeria e também evitaremos a ocorrência de um vazamento nesse trecho por desacoplamento, que pode ser provocada pela pressão da água, no futuro, com o início da operação da nova rede de abastecimento. Além de eficiente, essa solução também foi preventiva e garantirá a proteção do patrimônio histórico”, explicou o engenheiro da Compesa, Vivaldo Melo, coordenador do Olinda + Água.

Na próxima semana, a Compesa entrará na reta final da terceira etapa do Olinda +Água, com o início dos serviços para o assentamento de outro trecho dessa grande rede, desta vez, na Rua do Amparo. No local, a companhia vai implantar 400 metros de tubos, com 250 milímetros de diâmetro, utilizando o método não destrutivo, que prevê a abertura de apenas seis ‘janelas’ - pequenas aberturas no solo ao longo desse trecho, com escavações manuais - evitando a quebra de uma grande área de asfalto e diminuindo os impactos no trânsito de pessoas e veículos no local.

O Projeto Olinda+Água é a maior ação de melhoria do abastecimento executada pelo Governo Paulo Câmara na Região Metropolitana do Recife, e recebe um investimento de R$ 150 milhões, recursos do Governo de Estado financiados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). O projeto, que foi iniciado em abril de 2016 e será concluído em 2021, prevê substituir 110 quilômetros de tubulações, construir cinco reservatórios (já executados), e a instalação de equipamentos para melhorar a eficiência operacional do sistema.


Imprensa Compesa