sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Hospital Miguel Arraes destaca importância do Outubro Rosa

Uma ação promovida pelos setores de Enfermagem, Serviço Social e Psicologia do Hospital Miguel Arraes (HMA) mobilizou usuários e colaboradores nessa quinta-feira (24), na Emergência da unidade, em torno da Campanha Outubro Rosa. A atividade é parte da programação do hospital que, durante todo o mês, alerta para a importância do auto-exame e do diagnóstico precoce do câncer de mama, segundo tumor que mais mata no Brasil depois do câncer de pele.

A abertura foi feita pelo chefe de Enfermagem da Emergência, Luan Prexedes, que explicou a importância de ações como essa para esclarecer a população de uma forma simples e direta, ressaltando que, todos os anos, a atividade acontece com o objetivo de atingir mais pessoas na prevenção do câncer de mama. A assistente social Ana Fabíola de Freitas falou em seguida sobre a Política de Saúde voltada para o paciente com câncer de mama e seus direitos. A profissional salientou o quanto é importante procurar a atenção básica aos primeiros sinais da doença e aproveitou para responder aos questionamentos de alguns presentes.

A psicóloga Évora Andrade Hempe também participou da atividade, destacando a importância do acompanhamento psicológico para pacientes com câncer. “É uma doença que mexe muito com a auto-estima. O câncer de mama, principalmente, que atinge uma das partes do corpo da mulher consideradas mais feminina faz com que muitas pacientes entrem em processo de isolamento, depressão. É quase um luto até a aceitação”, explicou.

A ação foi encerrada pela agente de saúde Rita da Paz, da Secretaria de Saúde de Paulista, que falou sobre os sinais e sintomas do câncer de mama, fazendo uma pequena encenação de como se formam as células cancerígenas. Ela ressaltou o valor do auto-exame e a garantia, por lei, da mamografia, lembrando que, feito o diagnóstico precoce, o câncer de mama tem 95% de chance de cura.

Com informações da jornalista Iana Gouveia