terça-feira, 28 de maio de 2019

Sexualidade e gravidez na adolescência são temas abordados em escola de Olinda

A adolescência é um período que se caracteriza pela transição da infância para a idade adulta, sendo assim, é uma fase de profunda instabilidade emocional e mudanças corporais. E nesse momento da vida é comum ocorrer gravidez não programada. Pensando nesse assunto, a Escola Alexandre Barbosa Lima, localizada em Caixa D'Água, em Olinda, realizou nesta segunda-feira (27.05) uma palestra sobre sexualidade e gravidez na Adolescência para os estudantes das duas turmas do 7º ano. A ação contou com a parceria do Programa Saúde na Escola.

Para o gestor da unidade de ensino, Francisco Barbosa, a iniciativa é importante, pois esclarece possíveis dúvidas sobre o assunto, uma vez que a educação sexual também é temática que se aborda na sala de aula. Na família, os diálogos relacionados à sexualidade ainda são pouco frequentes ou em muitos casos inexistentes. "Estamos preocupados devido ao grande número de adolescentes que já são pais aqui no bairro. Vimos à necessidade e entramos em contato com a Unidade Básica de Saúde da localidade e o Programa Saúde na Escola. A ação foi maravilhosa e os adolescentes tiraram dívidas, todos saíram informados e agora podem se prevenir", explicou o educador. 

A sala de aula deve ser um local para que o aluno possa expor seus questionamentos, desmitificar alguns assuntos, quebrar tabus e, principalmente, poder colocar para fora todos os seus sentimentos. Participaram em torno 55 adolescentes das duas turmas do 7º ano do ensino fundamental, cuja faixa etária é entre 11 e 14 anos. “Essa fase da vida é o momento em que eles começam a descobrir a sexualidade, por isso quanto mais informações esclarecedoras tiverem, maior será a consciência de prevenção”, informou. 

O gestor Francisco Barbosa destacou também o apoio recebido da Secretaria Municipal de Saúde. “Os profissionais promovem ações sobre saúde bucal, higiene entre outras campanhas. Parcerias como essas melhoram o trabalho da escola e garantem mais qualidade ao serviço público", destacou.

Imprensa Olinda