domingo, 12 de maio de 2019

Combate ao abuso sexual de menores é tema de palestras ao longo do mês de maio em Olinda

Instituído por Lei Federal como forma de demarcar a luta pelos direitos humanos dos jovens no território brasileiro, a data 18 de maio é lembrada por ser o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Olinda terá uma programação com várias palestras e um seminário, que segue até o dia 31 deste mês para alertar sobre o tema. Destaque para duas dessas ações: no dia 17, às 6h30, haverá uma intervenção nos semáforos do Carmo/Sítio Histórico com distribuição de panfletos para sensibilizar os olindenses; e no dia 24, quando ocorre um Seminário sobre violência sexual para os profissionais da rede de assistência social, educação, saúde e ONG.

As atividades programadas serão prioritariamente desenvolvidas nos territórios onde há maior incidência de violência sexual contra crianças e adolescentes e que foram atendidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) nos últimos anos. Esses territórios compreendem as Regiões Político-Administrativas – RPA (2, 3 e 10), que são: Águas Compridas, Alto Nova Olinda, Nova Olinda, Santa Casa, Córrego da Bondade, Córrego do Capim, Córrego do Abacate, Alto da Redenção, Alto da Conquista, Córrego Nozinho, Córrego Aureliano, Sapucaia de Dentro, Sapucaia de Fora, São Benedito, Aguazinha, Jardim Brasil V, Peixinhos, Salgadinho, Sítio Novo e Rio Doce.

“A importância deste evento é a sensibilização sobre a questão do abuso e exploração sexual, que infelizmente é crescente em todo país. Temos territórios em que conseguimos visualizar onde é mais vulnerável este tipo de situação, de acordo com as demandas que recebemos. Vamos alcançar esse público. Destacamos a preocupação do prefeito Professor Lupércio em dar visibilidade a essa temática”, disse Maria Moura, da gerência de proteção social especial de média complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos do município.

As ações são desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (através das Diretorias de Proteção Social Básica e Especial) em parceria com as equipes de Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

Confira as fotos da abertura do calendário das atividades no município. Nesta sexta (10), a Unidade de Saúde da Família I e II (Águas Compridas) recebeu uma palestra sobre o tema. Ela foi ministrada pela assistente social Fabiana Mendes e com a educadora social Osineide Tenório.

Veja a programação

Dia 13

- Atividade com crianças do Projeto Samuel, em Aguazinha. Será pela manhã.

Dia 14

- Atividade com adolescentes da Instituição Nossa Voz em Ação, às 14h.

Dia 15

- Palestra com grupo de famílias e adolescentes, às 14h30, no Instituto Allan Kardec (Lar Ceci Costa).

Dia 17

- Intervenção nos sinais de trânsito do Carmo/Sítio Histórico para informar e sensibilizar os pedestres e motoristas, das 6h30 às 9h.

Dia 17

- Palestra com usuários da USF I e II na Igreja Presbiteriana (em frente à Escola Raimundo Diniz), Águas Compridas, às 8h.

Dia 21

- Palestra com grupo de família do Projeto Samuel, às 14h, em Salgadinho (Ponte Preta).

Dia 22

- Palestra com crianças do Projeto Samuel, às 14h, em Aguazinha.

Dia 24

- Seminário Municipal sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, das 8h às 13h, na Focca.

Dia 28

- Palestra com adolescentes do Centro de Desenvolvimento Integral Jardim Beberibe (São Benedito), às 14h.

Dia 31

- Palestra com Estudantes da Escola Municipal 19 de Setembro, às 9h, em Águas Compridas.

Imprensa Olinda