quarta-feira, 17 de abril de 2019

Palestra da Escola de Controle Interno aborda “Tomada de Contas Especial”

“Tomada de contas especial (TCEsp)” foi o tema da palestra realizada na manhã desta terça-feira, dia 16, no auditório daSecretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), no bairro do Espinheiro, no Recife. Promovido pela Escola de Controle Interno (ECI/SCGE), o evento contou com a participação de 57 servidores estaduais que trabalham nas comissões dessa área em cada órgão ou entidade. A programação foi aberta pela coordenadora da ECI, Karla Sabino.

Proferida por Daniel Ricardo, que integra a equipe da Diretoria de Correição (DCOR/SCGE), a palestra teve como propósitoapresentar aos participantes o conceito e os objetivos da TCEsp. Dentre outros pontos correlatos ao tema, ele destacou os casos em que as mesmas devem ser instauradas, os agentes que estão sujeitos à TCEsp, as autoridades competentes para instauração e o processamento dos casos.

Em linhas gerais, Daniel demonstrou como se desenvolve um processo de Tomada de Contas Especial, desde o conhecimento dos fatos geradores; a formalização do processo; a análise do Controle Interno, até o julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado, além de informar os documentos obrigatórios.

Atenta às explanações, a plateia pôde interagir durante a palestra fazendo questionamentos pertinentes ao assunto. “A abordagem dada ao tema foi bem interessante. Vai ajudar bastante no desempenho de nosso trabalho”, destacou Carmem Dolores, que trabalha na área de convênios da Diretoria de Planejamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Imprensa SCGE